Raciocínio Lógico
Estrutura lógica das relações entre pessoas, lugares, objetos ou eventos (associações lógicas)
- As associações entre (em geral até três) pessoas e (dois ou três) objetos, pode-se usar o seguinte procedimento:
- deve-se desenhar uma tabela por meio de linhas, que representam as pessoas, e colunas, que representam os objetos.
- a partir das sentenças apresentadas, preencha as células da tabela para identificar a associação (√) ou não associação (X), tipicamente como:
- sentenças com ‘não/nem’ → indica a não associação (X);
- sentenças com ‘ou’ → pode-se inferir que a pessoa/objeto não citada/o não é/está (X);
- após uma associação (√) ser realizada com sucesso, marque como não associado (X) nas demais células da linha e da coluna da respectiva associação;
- após a avaliação das sentenças, todas as células da tabela devem ser marcadas com √ ou X, e a associação estará concluída, podendo, quando cabível, criar hipóteses.
- Associações em mesa circular;
- desenhe a mesa e os lugares, identifique os sentidos de cada um dos lugares, um sentido é suficiente;
- analise as sentenças usando as referencias de esquerda e direita a partir de cada pessoa sentada a mesa;
- Associações em fila (horizontal ou vertical);
- desenhe a fila e analise as sentenças;
- o termo ‘está a frente’ não significa que está imediatamente a frente;
- o termo ‘depois’ está a direita;
- Associações entre times vencedores/perdedores;
- desenhe a tabela com linhas e colunas representando todos os times;
- elimine as relações entre o mesmo time (não há jogo entre o mesmo time);
- elimine as relações entre os times vencedores (não há jogos entre os vencedores de cada rodada);
- elimine as relações entre os times perdedores (não há jogos entre os perdedores de cada rodada).
- Associações entre pessoas da família;
- desenhe a hierarquia familiar e analise as sentenças.
- Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.
Compreensão e elaboração da lógica das situações (adivinhação lógica)
- Verdades e mentiras;
- Raciocínio verbal;
- Orientação espacial (rosa dos ventos: ↑norte, →leste, ↓sul, ←oeste);
- fazer a operação N−S e L−O para obter o menor caminho ao ponto final;
- Formação de conceitos;
- Discriminação de elementos;
- Raciocínio temporal
- 1 ano comum → 52 semanas e 1 dia;
- 1 ano bissexto → 52 semanas e 2 dias;
- ano bissexto → múltiplos de 4, mas não os múltiplos de 100, exceto os múltiplos de 400;
- número de anos de 1898 a 2012 → 2012−1898 + 1 = 115
- número de anos bissexto de 1904 a 2012 → (2012−1904)÷4 + 1 = 28
- para determinado dia do ano, passa-se 1 dia da semana em ano comum;
- 2009 (2º), 2010 (3º), 2011 (4º)
- para determinado dia do ano, passe-se 2 dias da semana em anos bissextos;
- 2011 (4º), 2012 (6º), 2013 (sábado)
- para determinado dia do ano, passa-se 5 dias da semana entre anos bissextos:
- 2004 (domingo), 2008 (6º), 2012 (4º), 2016 (2º), 2020 (sábado), 2024 (5º), 2028 (3º), 2032 (domingo)
- século XIX → 1801 a 1900
- dezenas do ano que nasceu é igual a idade → (1900+x)
- 1900+x…………..1972 ∴ 1972−(1900+x) = x ∴ x=36
- nasceu em 19XY e morreu em 19YX, e sua idade era a soma dos algarismos do seu nascimento;
- 1900+10y+x − (1900+10x+y) = 1+9+X+Y
- 4y = 5 + 5x ∴ y = 5(1+x)/4 ∴ para y inteiro, x = 3
Raciocínio sequencial
- Sequência lógica do crescimento entre os valores (existe um padrão);
- 6 → 7 → 9 → 13 → 21 → ? (dobrando os incrementos, ?=37)
- 7 → 5 → 10 → 8 → 16 → 14 → 28 → 26 → 52 → … → 13º → … → 16º (subtrai 2 e multiplica por 2, 13º=196 e 16º=386)
- 2 → 5 → 4 → 7 → 6 → 9 → 8 → 11 → 10 → 13 → 12 → … → 112º (as posições pares são três valores a mais que a posição, 112º=115)
- 4 → 11 → 32 → 95 → 5º → 6º (acréscimo 3x maior a cada posição, 5º=284 e 6º=851)
- 3 → 7 → 15 → 31 → 63 → 127 → 255 → 8º → 9º → 10º (acréscimo 2x maior a cada posição, 10º=2047)
- Sequências com ciclos (dividir a posição pelo número de elementos do ciclo, o resultado é o número de ciclos e o resto é o número de elementos do próximo ciclo)
- Sequências de regressão (conjunto de operações);
- Sequências de letras (letras iniciais de sequências conhecidas → JJASOND, MMJSN, PSTQQS, DTCSNOTD);
- Sequências de figuras
Princípio das gavetas ou das casas dos pombos
- Princípio das gavetas → associação de mais objetos do que posições disponíveis (gavetas);
- a repetição obrigatoriamente ocorrerá quando o número de objetos for uma unidade maior que o de gavetas;
- a repetição esperada só ocorrerá quando não houver outra opção possível;
- Princípio da sorte absoluta (mínimo número de objetos)
- quantas pessoas (O), no mínimo, tem-se que reunir, para ter-se certeza que ao menos duas, fazem aniversário no mesmo mês (G);
- Atenção! O objetivo é preencher os meses (gavetas) com pessoas (objetos) antes de ocorrer a repetição;
- com muita sorte → O = uma em cada mês + 1 ∴ O = 13
- quantas pessoas (O), no mínimo, tem-se que reunir, para ter-se certeza que pelo menos duas que nasceram no mesmo dia da semana (G);
- Atenção! O objetivo é preencher os dias da semana (gavetas) com pessoas (objetos) antes de ocorrer a repetição;
- com muita sorte → O = uma em cada dia da semana +1 ∴ O = 8
- quantas pessoas (O), no mínimo, tem-se que reunir, para ter-se certeza que pelo menos três (R), farão aniversário no mesmo mês (G);
- Atenção! O objetivo é preencher os meses (gavetas) com pessoas (objetos) antes de ocorrer a terceira repetição;
- com muita sorte → O = duas em cada mês + 1 ∴ O = 25
- quantas pessoas (O), no mínimo, tem-se que reunir, para ter-se certeza que ao menos duas, fazem aniversário no mesmo mês (G);
- Princípio do azar absoluto (máximo número de objetos)
- uma urna contém 14 bolas vermelhas, 15 pretas, 5 azuis e 11 brancas. Retirando-se ao acaso uma bola por vez dessa urna, o número mínimo de retiradas para se ter certeza que:
- uma bola preta esteja entre as que foram retiradas é:
- com muita sorte → Retiradas = 1P ∴ R = 1 bola;
- com muito azar → Retiradas = 14V + 5A + 11B + 1P ∴ R = 31 bolas;
- uma bola branca esteja entre as que foram retiradas é:
- com muita sorte → Retiradas = 1B ∴ R = 1 bola;
- com muito azar → Retiradas = 14V + 15P + 5A + 1B ∴ R = 35 bolas;
- uma de cada cor esteja entre as que foram retiradas é:
- com muita sorte → Retiradas = 1V + 1P + 1A + 1B ∴ R = 4 bolas;
- com muito azar → Retiradas = 14V + 15P + 11B + 1A ∴ R = 41 bolas;
- duas de uma mesma cor esteja entre as que foram retiradas é:
- com muita sorte → Retiradas = 1P + 1P ∴ R = 2 bolas;
- com muito azar → Retiradas = 1V + 1P + 1A + 1B + 1 ∴ R = 5 bolas;
- uma bola preta esteja entre as que foram retiradas é:
- em um setor público com 24 funcionários, 10 são advogados, 8 são contadores, 4 são administradores e 2 são economistas. Um grupo de trabalho deverá ser formado com estes funcionários, sabendo-se que nenhum deles possui mais de uma formação. Escolhendo aleatoriamente funcionários deste setor, o número de funcionários que se deve escolher para ter certeza de que pelo menos três possuam a mesma formação é:
- com muita sorte → Grupo = 3Adv ∴ G = 3 funcionários;
- com muito azar → Grupo = 2Adv + 2C + 2Adm + 2E + 1 ∴ G = 9;
- um baralho convencional possui 53 cartas, sendo 13 de cada naipe (pais, copas, espadas e ouros). O número mínimo de cartas que devem ser retiradas de um baralho convencional para que se possa afirmar que necessariamente, dentre as cartas retiradas, haverá pelo menos uma de cada naipe é igual a:
- com muita sorte → Cartas = 1P + 1C + 1E + 1O ∴ C = 4 cartas;
- com muito azar → Cartas = 13P + 13C + 13E + 1O ∴ C = 40;
- em uma floresta com 1002 árvores (objetos), cada árvore tem de 900 a 1900 folhas (1001 gavetas). De acordo apenas com essa informação, é correto afirmar que:
- ao menos duas árvore dessa floresta têm o mesmo número de folhas (ao distribuir as 1002 árvores em 1001 gavetas, a última árvore irá ter o mesmo número de folhas que outra árvore, assim, ao menos duas árvores terão o mesmo número de folhas);
- uma urna contém 14 bolas vermelhas, 15 pretas, 5 azuis e 11 brancas. Retirando-se ao acaso uma bola por vez dessa urna, o número mínimo de retiradas para se ter certeza que:
Raciocínio Lógico Qualitativo (lógica de argumentação ou proposicional)
A compreensão do processo lógico argumentativo, conduz, a partir de um conjunto de hipóteses com preposições lógicas, de forma válida, a conclusões determinadas.
- Proposição lógica → é uma sentença declarativa fechada e que possui valor lógico de verdadeiro (V) ou false (F);
- Proposição simples → declara uma única coisa sobre um único objeto
- Ana é advogada.
- X.0 é igual a zero.
- Se José é estudioso, então ele será aprovado.
- As retas r e s são paralelos (proposição simples pois não é possível desmembrar)
- Proposição composta → conexão de duas ou mais conexões simples
- Pedro e Paulo são médicos (o CESPE considera como proposição simples)
- João é réu e Mateus é juiz.
- Se Maria é feia, então Clara é alta.
- O boi late ou a cabra nada.
- Não são proposições
- Interrogações, exclamações, ordens, sentenças abertas e paradoxos;
- A expressão x + y é positiva;
- X é par (sentença aberta);
- Ele é advogado (sentença aberta);
- Ele foi o melhor o melhor jogador do mundo (sentença aberta);
- “A frase dentro destas aspas é uma mentira” (paradoxo → contradição a verdade lógica);
Operadores lógicos
- Negação (troca) → “Não” (~,¬) ∴ nem
- ~V = F
- ~F = V
- O rio não é doce.
- O leão não é brabo.
- A máquina não está ligada = A máquina está desligada.
- Conjunção (todas) → “E” (∧) ∴ MAS, APESAR DE, EMBORA
- V ∧ V = V
- V ∧ F = F
- F ∧ V = F
- F ∧ F = F
- O sol é quente e o mar é doce.
- Tenho sono, mas vou estudar.
- Disjunção inclusiva (basta uma) → “OU” (∨)
- V ∨ V = V
- V ∨ F = V
- F ∨ V = V
- F ∨ F = F
- Dois é par ou o sol é frio.
- Disjunção exclusiva (somente uma) → “OU …, OU …” (∨)
- V ∨ V = F
- V ∨ F = V
- F ∨ V = V
- F ∨ F = F
- Tabela verdade inversa da bi-condicional;
- Condicional (só dá falso de V para F) → “SE …, ENTÃO …” (→) ∴ QUANDO, SEMPRE, TODO, LOGO, POIS
- V → V = V
- V → F = F
- F → V = V
- F → F = V
- Se for empresa financeira, então sempre haverá gerente.
- Se gato voa, então porco pia.
- Quando bebo, passo mal.
- Sempre que bebo, passo mal.
- Toda vez que bebo, passo mal.
- Bebo, logo passo mal (logo = então).
- Se bebo (antecedente), então passo mal (consequência)
- Passo mal (consequência), pois bebo (antecedente).
- Atenção! a preposição com ‘pois’ apresenta primeiro a consequência (pois = se).
- Carlos cantar é condição suficiente para Diana dançar = Se Carlos cantar, então Diana dança.
- Carlos cantar é condição necessária para Diana dançar = Se Diana dançar, então Carlos canta.
- Bi-condicional (iguais dá verdadeiro, diferentes dá falso) → “SE E SOMENTE SE …” (↔)
- V ↔ V = V
- V ↔ F = F
- F ↔ V = F
- F ↔ F = V
- Tabela verdade inversa da disjunção exclusiva;
- Cinco é par, se e somente se, o sol não é frio.
- Chover é condição necessária e suficiente para eu não sair de casa = Chove se e somente se eu não sair de casa.
- Prioridade dos operadores lógicos (~ ∧ ∨ → ↔)
- P → Q ∨ R
- Tabela-verdade → tabela usada para determinar o valor das proposições compostas, a partir dos valores atribuídos a suas (n) proposições simples (2^n linhas).
- Classificação → somente para proposições compostas;
- Tautologia → todos os resultados da tabela-verdade são verdadeiros;
- Contradição → todos os resultados da tabela-verdade são falsos;
- Contingência → resultados da tabela-verdade são parte verdadeiros e parte falsos;
- Negação e disjunção inclusiva (P/Q ∴ 2² = 4 linhas)
- P Q ~Q (P∨~Q)
- V V F V
- V F V V
- F V F F
- F F V V
- Conjunção e condicional (P/Q/R ∴ 2³ = 8 linhas)
- P Q R (P∧Q) (P∧Q)→R
- V V V V V
- V V F V F
- V F V F V
- V F F F V
- F V V F V
- F V F F V
- F F V F V
- F F F F V
- Classificação → somente para proposições compostas;
Proposições equivalentes (modus tollens e leis de Morgan)
São proposições que apresentam a mesma tabela-verdade;
- Equivalência dos operadores lógicos
- A∧B ⇔ B∧A
- A∨B ⇔ B∨A
- A∨B ⇔ B∨A
- A↔B ⇔ B↔A
- A→B ≠ B→A
- Equivalência do condicional (inverte tudo)
- P→Q ⇔ ~Q→~P
- P→~Q ⇔ Q→~P
- ~P→Q ⇔ ~Q→P
- ~P→~Q ⇔ Q→P
- Equivalência do condicional para disjunção inclusiva (nega o se ∨ copia o então)
- P→Q ⇔ ~P∨Q
- P→~Q ⇔ ~P∨~Q
- ~P→Q ⇔ P∨Q
- ~P→~Q ⇔ P∨~Q
- Equivalência da disjunção inclusiva para o condicional (nega o se → copia o então)
- P∨Q ⇔ ~P→Q
- P∨~Q ⇔ ~P→~Q
- ~P∨Q ⇔ P→Q
- ~P∨~Q ⇔ P→~Q
- Equivalência da negação do condicional para conjunção (copia o se ∧ nega o então)
- ~(P→Q) ⇔ P∧~Q
- ~(P→~Q) ⇔ P∧Q
- ~(~P→Q) ⇔ ~P∧~Q
- ~(~P→~Q) ⇔ ~P∧Q
- Equivalência da negação da conjunção (troca tudo)
- ~(P∧Q) ⇔ ~P∨~Q
- ~(P∧~Q) ⇔ ~P∨Q
- ~(~P∧Q) ⇔ P∨~Q
- ~(~P∧~Q) ⇔ P∨Q
- Equivalência da negação da disjunção inclusiva (troca tudo)
- ~(P∨Q) ⇔ ~P∧~Q
- ~(P∨~Q) ⇔ ~P∧Q
- ~(~P∨Q) ⇔ P∧~Q
- ~(~P∨~Q) ⇔ P∧Q
- ~(P∨Q) ⇔ ~P∧~Q
- Equivalências
- P→Q ⇔ ∼Q→∼P (volta negando ambas)
- P→Q ⇔ ~P ∨ Q (nega o se ∨ copia o então)
- P∨Q ⇔ ~P → Q (nega o se → copia o então)
- ~(P→Q) ⇔ P∧∼Q (copia o se ∧ nega o então)
- ~(P∧Q) ⇔ ~P ∨ ~Q (troca tudo)
- ~(P∨Q) ⇔ ~P ∧ ~Q (troca tudo)
Diagramas lógicos
- Representação gráfica de expressões quantificadoras
- Quantificador universal (∀)
- Todo A é B → A ⊃ B;
- Quantificador existencial (∃)
- Algum A é B, (pelo menos um, existe, nem todo) → A ∩ B;
- Nenhum A é B → A ⊄ B;
- Quantificador universal (∀)
- Negação das expressões quantificadoras
- Todo A é B → Algum A não é B;
- Algum A é B → Nenhum A é B;
- Nenhum A é B → Algum A é B;
Lógica de argumentação
- Argumento → uma afirmação de que, partindo de determinadas premissas, chegamos a certa conclusão.
- Argumento válido → a conclusão é inevitável;
- Argumento inválido (falácia ou sofisma) → a conclusão não é inevitável;
- Argumento formado por duas premissas e a conclusão (silogismo);
- Meu lápis está na minha pasta (premissa).
- Minha pasta está no carro (premissa).
- Logo, meu lápis está no carro (conclusão).
- Argumento inválido de duas premissas (silogismo sofismático);
- Minha camisão está no banheiro (premissa).
- E o cesto está no banheiro (premissa).
- Logo, minha camisa está no cesto (conclusão).
- Premissas podem também ser indicadas por ‘uma vez que’ e ‘visto que’;
- Conclusões podem ser indicadas por ‘logo’;
- Validade de argumentos
- Expressões quantificadoras (todo, algum, nenhum) → representar as premissas por meio diagramas lógicos;
- Expressões lógicas → representar as premissas por meio de conectivos;
- Conclusões logo A, então B, deve-se considerar A verdadeiro e verificar se a valor proposto para B é inevitável;
- Conclusões A ou B, deve-se analisar todas as premissas como verdadeiras;
Raciocínio Lógico Quantitativo
- Análise combinatória → técnica de contagem;
- Princípios da contagem
- Princípio aditivo → reuni os elementos do conjunto (objetos estão montados);
- Princípio multiplicativo → associa os elementos de um conjunto com o de outro conjunto (objetos serão montados);
- Identifique o objeto a ser contado e de quantas partes é formado;
- Identifique os elementos inicialmente possíveis para cada parte;
- Avalie os critérios de repetição dos elementos, se distintos, se não duplicáveis (pessoas) ou se em blocos;
- Identifique a quantidade de elementos possíveis para cada parte, e multiplique;
- Identifique se os objetos são ordenados (arranjo) ou não ordenados (combinação);
- Quando a ordem das partes não é significativa (conjunto de pessoas), haverá objetos em duplicidade, devendo-se fazer a correção dividindo pelo fatorial do número de partes;
- Arranjo → a ordem é significativa e cria um novo objeto, não há correção;
- Arranjo simples → elementos não se repetem (classificação de atletas), com ordem significativa;
- 7 × 6 × 5
- Arranjo com repetição → elementos podem se repetir (senhas de algarismos), com ordem significativa;
- 7 × 7 × 7
- Permutação simples → elementos não se repetem e todos são utilizados (ordenações de uma fila), com ordem significativa;
- 7!
- Permutação simples em blocos → elementos agrupados em blocos, não se repetem e todos são utilizados (organização de livros ), com ordem significativa;
- 3! × 6! × 5! × 4! (três blocos, cada bloco formado por 6, 5 e 4 partes, respectivamente)
- Arranjo simples → elementos não se repetem (classificação de atletas), com ordem significativa;
- Combinação → a ordem não é significativa e duplica o objeto, sendo necessário a correção da duplicidade;
- Combinação simples → elementos não se repetem, sem ordem significativa, com correção dividindo-se pelo fatorial do número de partes;
- 7 × 6 × 5 ÷ 3!
- Permutação com repetição → elementos podem se repetir, sem ordem significativa (anagramas de palavra com letras repetidas), com correção dividindo-se pelo produto dos fatoriais do número de cada parte repetida;
- CORREGEDOR → 10! ÷ 2! × 3! × 2! = 151200
- Permutação circular → elementos não se repetem, sem ordem significativa, com correção dividindo-se pelo número de partes.
- 8! ÷ 8
- Combinação simples → elementos não se repetem, sem ordem significativa, com correção dividindo-se pelo fatorial do número de partes;
- Princípios da contagem
- Probabilidades (P = E ÷ Ω) → chance de um experimento aleatório ter um evento favorável dentro do espaço amostral;
- espaço amostral Ω → o conjunto que reuni todos os resultados possíveis;
- evento E → o conjunto que reuni os resultados favoráveis;
- Caso básico → (P = E ÷ Ω)
- experimento → escolher três pessoas para representantes;
- espaço amostral Ω → combinação de oito amigos, três a três (C8,3 = 56);
- evento E → o trio escolhido seja Carlos, Paulo e Ricardo;
- P = 1 ÷ 56 ∴ 1,785%
- experimento → número de posições que três amigos podem sentar juntos em 8 cadeiras;
- espaço amostral Ω → permutação de 8 (P8 = 8!);
- evento E → permutação simples em blocos (6! × 3!);
- P = 6! × 3! ÷ 8! ∴ 3 ÷ 28
- Probabilidade condicional → (P = E ÷ Ω); a condição reduz o espaço amostral;
- experimento → sortear um homem, sabendo-se que tem olhos claros, dentre 100 pessoas, sendo 40 de olhos claros;
- espaço amostral Ω → 40 pessoas;
- evento E → 10 homens;
- P = 10 ÷ 40 ∴ 25%
- Eventos sucessivos (regra do “e” → ×) e União de eventos (regra do “ou” → +) em eventos independentes;
- experimento → sortear duas bolas, sem reposição, de cores iguais, entre 5 bolas pretas e 7 vermelhas;
- espaço amostral Ω → 12 bolas para o primeiro sorteio e 11 bolas para o segundo sorteio;
- P = (5 ÷ 12).(4 ÷ 11) + (7 ÷ 12).(6 ÷ 11) ∴ (20 ÷ 132) + (42 ÷ 132) ∴ 31 ÷ 66
Raciocínio Matemático
Revisão de aritmética
- Operações com números decimais
- Adição → 2,36 + 3,089 = 5,440
- Subtração → 4,76 − 2,509 = 2,251
- Multiplicação → 2,548 x 4,3 = 10,9564 (multiplique sem considerar as vírgulas, depois preserve o número de decimais)
- Divisão (dividendo, divisor e quociente)
- 21,12 ÷ 4 = 5,28 (adicionar vírgula ao quociente quando baixar a parte decimal do dividendo)
- 29,92 ÷ 4,25 = 7,04 (multiplicar por 100x para eliminar as vírgulas)
- Operação com frações
- Adição e subtração → calcular mmc entre as frações, dividi-se pelo denominador e multiplicá-lo pelo numerador;
- Multiplicação → multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador;
- Divisão → multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda; 2/3 ÷ 3/5 = 2/3 × 5/3 = 10/9
- Potenciação
- base → número a ser multiplicado;
- potência → repetições da base;
- 2³ = 2×2×2 → fatores;
- base negativa → (−3)² = (−3)(−3) = 9
- expoente par → resultado positivo
- expoente ímpar → resultado negativo
- propriedades
- x° = 1
- x¹ = x
- 0ª = 0 (sendo a>0)
- x¹.x² = x¹+² = x³
- x³/x² = x³−² = x¹
- (x²)³ = x².³
- (x.y)² = x².y²
- (a/b)² = a²/b²
- Dízimas periódicas
- Dízima → 3,19458301…
- Dízima periódica simples → 3,7777… (sem ante-período)
- Dízima periódica composta → 3,563333… (ante-período → 56)
- Fração geratriz (não considerar a vírgula ou o zero no inteiro)
- 1,5787878… = 1578−15/990 = 1563/990
- 2,41777… = 2417−241/900 = 2176/900
- 5,131313… = 513−5/99 = 509/99
- 0,444… = 4−0/9 = 4/9
- Expressões numéricas;
Números inteiros e racionais (conjuntos numéricos)
- Números reais (união dos números racionais com os números irracionais)
- Números racionais → …, −2, …, −3/2, …, 0, …, 5/2, …, 3, … (e dízimas periódicas)
- Números inteiros → …, −3, −2, −1, 0, 1, 2, 3, …
- Números naturais → 0, 1, 2, 3, …
- Números inteiros → …, −3, −2, −1, 0, 1, 2, 3, …
- Números irracionais → dízimas não periódicas (raízes não exatas, π)
- Números racionais → …, −2, …, −3/2, …, 0, …, 5/2, …, 3, … (e dízimas periódicas)
Múltiplos e divisores
- Números compostos → resultado de multiplicação (múltiplo);
- Números primos → números indivisíveis, matéria-prima para formação de números compostos;
- Fatoração → expressar um número composto em fatores, são os fatores primos de uma multiplicação;
- 60 (número composto) = 2².3.5 (fatores primos)
- Múltiplos → mult(5) = 0,5,10,15,20,25,…
- Divisores (listar)
- 60 → mmc(2,2,3,5) → divisores(1,2,4,3,6,12,5,10,20,15,30,60) ∴ 24 divisores inteiros (inclui os negativos)
- Número de divisores (some 1 aos expoentes dos fatores e multiplique-os)
- 60 = 2².3¹.5¹ = (2²+¹).(3¹+¹).(5¹+¹) ∴ d = ³.².² ∴ d = 12 divisores positivos ∴ 24 divisores inteiros
- Mínimo múltiplo comum (mmc) → todos os fatores e com maior expoente;
- fatoração individual → 84 = 2².3.7 ; 90 = 2.3².5 ∴ 2².3².5.7 = 1260
- fatoração conjunta (números que dividem 84 ou 90) → (84,90)÷2; (42,45)÷2; (21,45)÷3; (7,15)÷3; (7,5)÷5; (7,1)÷7; (1,1) ∴ 2².3².5.7 = 1260
- Questão (FCC) → Sistematicamente, dois funcionários de uma empresa cumprem horas-extras: um, a cada 15 dias, e o outro, a cada 12 dias, inclusive aos sábados, domingos ou feriados. Se em 15 de outubro ambos cumpriram horas-extras, uma outra provável coincidência de horários das suas horas-extras ocorrerá em…
- (12,15)÷2; (6,15)÷2; (3,15)÷3; (1,5)÷5 ∴ 2.2.3.5 = 60 dias ∴ 14 de dezembro ou 12 de fevereiro do próximo ano.
- Palavras relacionadas em questões → a cada x, de x em x, coincidência, simultaneamente
- Máximo divisor comum (mdc) → somente fatores comuns e de menor expoente;
- fatoração individual → 84 = 2².3.7 ; 90 = 2.3².5 ∴ 2.3
- fatoração conjunta (somente números que dividem 84 e 90) → (84,90)÷2; (42,45)÷3; (14,15) ∴ 2.3 = 6
- Questão (Cespe) → O piso de uma sala retangular, medindo 3,52m × 4,16m, será revestido com ladrilhos quadrados, de maior dimensão possível, inteiros, de forma que não fique espaço vazio entre os ladrilhos vizinhos.
- (352,416)÷2; (176,208)÷2; (88,104)÷2; (44,52)÷2; (22,26)÷2; (11,13) ∴ 2.2.2.2.2 = 32cm
- Propriedade mmc × mdc
- mmc(84,90) × mdc(84,90) = 84 × 90;
Números de grandezas proporcionais
- Razões e proporções;
- Razão é uma divisão (a/b) formado pelo antecedente (a) e consequente (b), sendo b ≠ 0;
- Proporção é uma igualdade de razões (a/b = c/d) ou (a:b = c:d);
- a/b = c/d ∴ b.c = a.d
- a/b = c/d = a+c/b+d (divisão em partes proporcionais)
- Divisão em partes proporcionais;
- Diretamente proporcionais
- 560 divido entre (a,b) na proporção (3,5) ∴ a/3 = b/5 = a+b/8 = 560/8 = 70 ∴ a = 210 ∴ b = 350;
- Inversamente proporcionais
- 720 divido entre (a,b) na proporção (2,7) ∴ a/7 = b/2 = a+b/9 = 720/9 = 80 ∴ a = 560 ∴ b = 160;
- Diretamente e inversamente proporcionais
- 44 divido entre (a,b) direta (2,3) e inversa (4,5) ∴ a/2.5 = b/3.4 = a+b/10+12 = 44/22 = 2
- constante de proporcionalidade → valor a ser dividido (X) pela soma das proporções;
- proporção direta → (a,b) (10,12) → a/10 = a/12 = X/22;
- proporção inversa → (a,b) (12,10) → b/12 = b/10 = X/22;
- Diretamente proporcionais
- Regras de três simples e composta;
- monte as razões, a partir a do fato (linha superior) e da proposição (linha inferior) das grandezas;
- Fato → Processos(90); Tempo(3h); Produtividade(100)
- Proposição → Processos(75); Tempo(x); Produtividade (40)
- prepare a equação igualando a fração da incógnita a multiplicação das demais razões;
- Equação → 3/x = 90/75 × 100/40
- agora, é necessário identificar a existência de proporcionalidade inversa, para inversão da razão;
- deve-se analisar do ponto de vista da grandeza da incógnita (tempo) com relação a outra grandeza, devendo-se fixar a terceira e demais grandezas (isso é fundamental), assim:
- Se a produtividade é fixa, quanto mais processos, mais tempo será necessário (direta);
- Se o número de processos é fixo, quanto maior a produtividade, menor o tempo necessário (inversa);
- Transposição → 3/x = 90/75 [d] × 40/100 [i] ∴ 6h e 15min
- monte as razões, a partir a do fato (linha superior) e da proposição (linha inferior) das grandezas;
- porcentagem → é uma razão centesimal, ou seja, é uma fração com denominar igual a cem;
- 8% ∴ 0,08 ∴ 8/100
- (FCC) Um investidor comprou um apartamento X e revendeu-o em seguida, conseguindo lucro nessa transação. Com a totalidade do dinheiro obtido, comprou um apartamento Y e revendeu-o por um valor 40% maior do que o que havia comprado. Considerando o dinheiro investido no apartamento X e o valor pelo qual foi vendido o apartamento Y, o investidor obteve 61% de lucro. Dessa forma, o lucro obtido na venda do apartamento X foi:
- 100 (comprou X) → P (vendeu X e comprou Y) → 161 (vendeu Y com 40% de P)
- P × 1,4 = 161 ∴ P = 115 ∴ P é 15% maior que X
- (FCC) Um comerciante comprou de um agricultor um lote de 15 sacas de arroz, cada qual com 60kg, e , por pagar à vista, obteve um desconto de 20% sobre o preço de oferta. Se, com a venda de todo o arroz desse lote ao preço de R$ 8,50/kg, ele obteve um lucro de 20% sobre a quantia paga ao agricultor, então o preço de oferta era:
- comprou 900kg por P=Po×0,8
- (900kg × 8,5) − P = 0,2×P
- 7659 = 0,16Po + 0,8Po ∴ Po = 7968,75
- (Cespe) O prefeito de uma cidade dispensou 20% dos funcionários públicos municipais e concedeu, aos que permaneceram, um reajuste salarial que elevou a folha de pagamento em 10%. Assim, o salário médio dos funcionários sofreu uma variação de 37,5%.
- Funcionários(100) → Folha(100)= R$ 1,00 por funcionário
- Funcionários(80) → Folha(110) = (110/80) R$ 1,375 por funcionário → variação de 37,5%
- problemas;
Equações
- Equação de 1º grau → uma equação é uma igualdade entre duas expressões algébricas, denominas membros. Diz-se que uma equação é de primeiro grau quando a variável (x) não está elevada a nenhuma potência, ou seja, quando o seu expoente é 1. (3x − 6 = x + 8)
- Solução → Isole no primeiro membro (da esquerda) todos os termos que contenham a variável, e, no segundo membro (da direita), os termos independente da variável;
- A metade de um número somado a sua terça parte é igual a 25.
- x/2 + x/3 = 25
- 3x+2x = 6.25
- x = 150/5 ∴ x = 30
- Em uma fábrica, um terço dos empregados são estrangeiros e 72 empregados são brasileiros.
- x/3 + 72 = x
- x−3x/3 = − 72
- −2x = −216 ∴ x = 108
- As idade de três irmãos somam 99 anos. Sabendo-se que o mais jovem tem um terço da idade do mais velho e o segundo irmão tem a metade da idade do mais velho.
- x/3+x/2+x=99
- 2x+3x+6x/6=99
- x = 594/11 ∴ x = 54
- (FCC) Em uma disciplina de um curso superior, 7/9 dos alunos matriculados foram aprovados em novembro, logo após as provas finais. Todos os demais alunos fizeram em dezembro uma prova de recuperação. Como 3/5 desses alunos conseguiram aprovação após a prova de recuperação, o total de aprovados na disciplina ficou igual a 123.
- 7x/9+(3/5)(2x/9)=123
- 7x/9+2x/15=123
- 35x+6x=45.123
- x = 45.123/41 ∴ x = 45.3 ∴ x = 135
- (FCC) Gertrudes e Rubem receberam, cada um, uma mesma quantidade de folhetos para a divulgação de serviços. Sabendo que, se Gertrudes repassar a terça parte de seu total de folhetos para Rubem, então ele terá que distribuir 64 folhetos a mais do que ela.
- x+x/3=64+(x−x/3)
- x/3+x/3=64
- 2x = 64.3 ∴ x = 32.3 ∴ x = 96
- Equação de 2º grau → uma sentença matemática que pode ser expressa por ax²+bx+c=0, onde x é a incógnita e a, b e c são coeficientes numéricos reais com a ≠ 0. Observe que o maior expoente da incógnita é dois. (x²−5x+6=0).
- Solução → Equação completa (fórmula de Bhaskara): x=(−b±√Δ)/2a, onde Δ=b²−4ac
- Solução → Equação incompleta (sem c): x²−5x=0 ∴ x.(x−5)=0 ∴ x=0 ou 5
- Solução → Equação incompleta (sem b): x²−16=0 ∴ x=√16 ∴ x=±4
- Sistema de equações → encontrar valores das variáveis que satisfaçam, simultaneamente, todas as equações.
- Solução por substituição → 2x+3y=5 e x−4y=8 ∴ x=8+4y
- 2(8+4y)+3y=5
- 11y=−11 ∴ y =−1
- Solução por adição → 2x+3y=5 e x−4y=8 ×(−2) ∴ −2x+8y=−16
- (2x+3y−5=0) + (−2x+8y+16=0) ∴ 11y=−11 ∴ y=−1
- Uma mesa de sinuca de R$ 360,00 devia ser comprada por um grupo de rapazes que contribuíam em partes iguais. Como quatro deles desistiram, a quota de cada dos outros ficou aumentada de R$ 15,00.
- y.x = 360
- (y+15).(x−4)=360 ∴ xy − 4y + 15x − 60 = 360 ∴ 15x − 4y − 60
- 15x − 4(360/x) − 60 ∴ 15x²−60x−1440=0 ∴ x²−4x−96=0
- Δ=(−4)²−4.1.(−96) ∴ Δ=400
- x = (−(−4)±√400)/2.1 ∴ x’ = (4+20)/2; x” = (4−20)/2 ∴ x = 12 ∴ y = 30
- Solução por substituição → 2x+3y=5 e x−4y=8 ∴ x=8+4y
Sistema de medidas
- Medidas de comprimento (m) ⇒ km ↔ hm ↔ dam ↔ m ↔ dm ↔ cm ↔ mm (x10)
- 25hm = 2500m
- 1,25hm + 7,5dm = 125m × 75m = 200m
- Medidas de capacidade (l) ⇒ kl ↔ hl ↔ dal ↔ l ↔ dl ↔ cl ↔ ml (x10)
- Medidas de massa (g) ⇒ kg ↔ hg ↔ dag ↔ g ↔ dg ↔ cg ↔ mg (x10)
- 756g = 0,756kg
- Medidas de superfície (m²) ⇒ km² ↔ hm² ↔ dam² ↔ m² ↔ dm² ↔ cm² ↔ mm² (x100)
- 1ha = 1hm² = 10.000m²
- 18dam² = 180.000dm²
- Medidas de volume (m³) ⇒ km³ ↔ hm³ ↔ dam³ ↔ m³ ↔ dm³ ↔ cm³ ↔ mm³ (x1000)
- 4.350dam³ = 0,00435km³
- Transformação
- 1cm³ = 1ml
- 1dm³ = 1l (leite)
- 1m³ = 1.000l (caixa d’água)
- 380min = 380 ÷ 60 = 6h 20min
- 28,8min = 28min + 0,8 × 60 = 48s
- 5,48h = 5h + 0,48 × 60 = 5h + 28,8min = 5h 28min 48s
Geometria básica
- Áreas das figuras planas
- Paralelogramo (Quadrado e Retângulo) → A = b × h
- Triângulo → A = (b × h) ÷ 2
- ângulos internos somam 180º
- Losango → A = (D × d) ÷ 2
- Trapézio → A = (B + b) × h ÷ 2
- Círculo → A = π × r²
- Teorema de Pitágoras → a² = b² + c²
- Razões trigonométricas
- senθ = cateto oposto ÷ hipotenusa
- cosθ = cateto adjacente ÷ hipotenusa
- tgθ = senθ ÷ cosθ = cateto oposto ÷ cateto adjacente
- Questões
- A soma de dois ângulos internos de um triângulo retângulo é igual a 120º. Sabendo que o lado menor desse triângulo mede 1cm, julgue os itens seguintes.
- sen30º = 1 / h ∴ 1/2 = 1/h ∴ h = 2
- 2² = 1² + x² ∴ x² = 3 ∴ x = √3
- A soma de dois ângulos internos de um triângulo retângulo é igual a 120º. Sabendo que o lado menor desse triângulo mede 1cm, julgue os itens seguintes.
Reinaldo Gil Lima de Carvalho