Pesquisa científica
Pesquisa científica – métodos e técnicas.
Introdução
A pesquisa científica produz conhecimento e divulga resultados.
- Pesquisa científica
- Conceitos
- origem na necessidade humana de entender, transformar e produzir conhecimentos;
- segue exigências científicas
- deve seguir determinado método, ou seja, a ciência não prescinde de um método;
- processo formal e sistemático que utiliza metodologia científica;
- busca descobrir respostas (novos conhecimentos) para problemas por meio de procedimentos científicos;
- Tipos de pesquisa
- Exploratórias → conhecer o fenômeno por meio do levantamento de informações;
- Descritivas → descrição de características, estabelecimento ou determinação da natureza de relações entre variáveis;
- Explicativas → identificam fatores que determinam ou contribuem e explicam a razão dos porquês;
- Principais etapas
- elaborar seus próprios questionamentos;
- buscar informações (investigação) para organizar seus pensamentos (reflexão);
- obter conclusões (respostas, explicações) próprias acerca dos questionamentos;
- produzir novos conhecimentos;
- Conceitos
- Metodologia
- estudo dos princípios, dos procedimentos, dos métodos e das técnicas de pesquisa – LAVILLE (1999);
- estudo dos caminhos (métodos, técnicas e instrumentos) para fazer ciência – DEMO (1981);
- estudo dos arcabouços teóricos, a parte teórica da produção científica;
- avaliação dos métodos disponíveis, ou seja, de sua característica, capacidade, potencialidade, limitações, distorções, pressupostos, implicações, etc;
- criação, avaliação ou experimentação de novos métodos mais efetivos para obter e processar informações;
- orienta o pesquisador quanto a investigação, tomada de decisões, escolha de conceitos e técnicas;
- entender a metodologia permite a formação do estado de espírito e dos hábitos correspondentes ao ideal da pesquisa científica – THIOLLENT (1988);
- Técnica e instrumentos
- procedimento para obtenção (técnicas de coleta) e análise de dados e variáveis (técnicas de mensuração);
- observação, questionários, entrevistas, análise de conteúdo, etc;
Método científico
O método científico vincula-se a observação da realidade.
- Método Científico
- a forma de abordar o fenômeno a ser estudado para alcançar determinados objetivos;
- utiliza princípios, procedimentos e técnicas para construir saberes, bem como pressupostos teóricos e metodológicos;
- uma série de regras para tentar resolver um problema – ALVES-MAZZOTTI (1998);
- propõem a explicar como se processa o conhecimento científico – GIL, 1999;
- base lógica da investigação científica ou esclarece procedimento técnico (identificação das operações seguidas) – GIL, 1999;
- uma investigação que segue um procedimento racional e um percurso fixo – CHAUÍ, 1994;
- são de elevado grau de abstração; não definem o alcance da investigação, nem as regras de explicação dos fatos, tampouco a validade de generalizações;
- um único método nem sempre é suficiente para orientar todos os procedimentos da pesquisa, podendo-se combinar dois ou mais métodos;
- a escolha do(s) método(s) depende do fenômeno a ser investigado;
- Origem
- Aristóteles → necessidade de seguir métodos;
- Galileu → elaboração e teste de hipóteses;
- Francis Bacon → fundamentado exclusivamente na experiência;
- Descartes → demonstração por meio de princípios matemáticos (de fatos observáveis para a inferência universal);
- Etapas do método científico clássico – RICHARDSON, 1999.
- formulação de um problema;
- buscar informações sobre esse problema;
- levantar hipóteses;
- predizer o resultado do teste das hipóteses;
- proceder a experimentação;
- aceitar ou rejeitar as hipóteses;
- Tipos de método → vincula-se a uma corrente filosófica;
- Indutivo
- corrente empírica → Francis Bacon, Hobbes, Locke, Hume;
- parte do particular (enunciados singulares) para o geral (enunciados de inferência universal);
- parte de fatos observados (amostra) para uma conclusão (estatística) que contenha fatos não observados (aplicando-a para o geral);
- exemplo → uma amostra de um saco de arroz contém 80% do tipo extrafino; conclui-se que o saco de arroz é do tipo extrafino;
- exemplo → observados milhares e milhares de cisnes, sendo todos brancos; conclui-se que todos os cisnes são brancos (problema da indução);
- Dedutivo
- corrente racionalista → René Descartes, Spinoza, Leibniz, Popper;
- parte do geral para o particular;
- proposições gerais (em geral, hipóteses) verificadas por meio de dados particulares;
- parte de princípios verdadeiros e indiscutíveis para conclusões formais sobre dados particulares por meio da lógica;
- não é geradora de conhecimentos novos; a dedução organiza e especifica o conhecimento estabelecido;
- exemplo → todo número par é divisível por dois; 280 é um número par; 280 é divisível por dois.
- Hipotético-dedutivo
- corrente neopositivista → Karl Popper;
- busca evidências empíricas para invalidar a hipótese;
- Dialético
- corrente materialista → Hegel, Karl Marx, Friedrich Engels), GIL, 1999, p. 32;
- a unidade dos opostos → todos os objetos e fenômenos apresentam aspectos contraditórios e são organicamente unidos;
- quantidade e qualidade → são características imanentes a todos os objetos e fenômenos e estão interrelacionadas;
- negação da negação → a mudança nega o que é mudado e o resultado, por sua vez, é negado, mas esta segunda negação conduz a um desenvolvimento e não a um retorno ao que era antes.
- Fenomenológico
- corrente fenomenologista → Edmund Husserl;
- parte do exame, em sua totalidade, do sujeito e do objeto, de forma inseparável, nas diferentes formas de manifestação de um fenômeno;
- reconhece a importância do sujeito para a construção do conhecimento;
- não utiliza conceitos ou teorias prévias para explicar o fenômeno;
- Indutivo
- Métodos nas Ciências Humanas
- usavam métodos com procedimentos conforme concebidos por Descartes (por meio da lógica);
- percebeu-se a necessidade de métodos mais adequados;
- referenciais → funcionalismo, estruturalismo, materialismo histórico e etnometodologia;
Reinaldo Gil Lima de Carvalho