Interpretação de textos
- Visão geral
- compreensão das ideias explícitas do texto;
- o que está realmente escrito;
- ater-se unicamente ao texto;
- deixar julgamentos e inferências;
- interpretação dos sentidos implícitos do texto;
- autor não disse claramente;
- permite extrair conclusões plausíveis;
- não inferir ideias pessoais além do contexto;
- intenção tendenciosa e a parcialidade do autor do texto;
- significado das palavras no contexto;
- mecanismos de coesão;
- compreensão das ideias explícitas do texto;
Interpretação de Textos
- Questões de compressão de texto (identificar as ideias explícitas do texto);
- de acordo com o texto…
- o autor do texto afirma que…
- o autor do texto considera que…
- segundo o texto…
- o texto mostra que…
- Questões de interpretação de texto (identificar as ideias implícitas do texto);
- o autor do texto sugere que…
- pode-se inferir das ideias do texto…
- infere-se do texto que…
- depreende-se das das estruturas linguísticas do texto…
- subentende-se do texto…
- Erros de interpretação de texto
- Extrapolação da ideia do texto
- alternativas que dizem mais do que o escopo delimitado pelo texto;
- alternativas generalizam o que foi particularizado no texto;
- Redução da ideia do texto
- alternativas que particularizam o que foi generalizado no texto;
- alternativas que atem-se apenas a uma ideia secundária, em vez da mais importante;
- alternativas que desprezam o contexto, equivocando-se no significado;
- Contradição da ideia do texto
- alternativas que concluem contrariamente ao texto;
- alternativas que contém conclusões não plausíveis;
- alternativas que omitem a ideia mais importante com a fuga do sentido original;
- alternativas que omitem indicações circunstanciais restritivas;
- Extrapolação da ideia do texto
Níveis de Linguagem
- Elementos da comunicação
- Emissor
- o remetente da mensagem (aquele que fala, aquele que escreve);
- elabora a ideia, a transforma em código, e envia ao receptor;
- Receptor
- o destinatário da mensagem (aquele que ouve, aquele que lê);
- ao receber a mensagem, realiza o processo de decodificação;
- Mensagem
- o conteúdo da comunicação;
- Referente
- o assunto do texto (aquilo do que se fala);
- Código
- sistema convencionado que é base para o texto ser construído;
- emissor e receptor devem possuir domínio do código;
- Canal
- meio que transmite a mensagem;
- Emissor
- Funções da linguagem
- Função Emotiva ou Expressiva
- expressões dos sentimentos, emoções e opiniões do emissor;
- acentuadas subjetividade da mensagem;
- apresenta opiniões com as quais outras pessoas podem ou não concordar;
- uso exacerbado de sinais de pontuação (!?…) para reforçar a entonação emotiva;
- narrativas dramáticas ou românticas, textos líricos e presença da 1º pessoa;
- Função Conativa ou Apelativa
- o receptor está em destaque e estimulado pela mensagem;
- influenciar ou convencer o receptor de algo (ordem, sugestão, convite ou apelo);
- o uso do vocativo;
- textos publicitários e discursos políticos ou de autoridade com verbos no imperativo;
- Função Referencial ou Informativa (Linguagem não-literária)
- texto centrado no referente (assunto), posto em destaque;
- a intenção principal do emissor é informar;
- transmitem informações precisas sobre o objeto da mensagem;
- uso da norma culta da língua, frases na ordem direta e palavras no sentido literal;
- textos científicos, didáticos e os jornalísticos que transmitem informação séria;
- Função Poética ou Artística (Linguagem literária)
- o emissor enfatiza a construção e elaboração da mensagem;
- uso de palavras que realçam a sonoridade;
- floreio da mensagem para chamar a atenção do leitor, com rima ou lirismo;
- texto transmitir por meio de um desenho;
- transmite pouca informação, não sendo objetivo, cheio de rodeios;
- textos literários e publicitários em prosa ou em verso (letra de música);
- Função Metalinguística
- tem por objetivo explicar a si mesmo, realçar o próprio código;
- poemas que refletem sobre a criação poética ou a concepção do autor sobre poesias;
- consulta ao dicionário em busca do significado de uma palavra;
- filme que tematiza o próprio cinema, como ao mostrar como se deu a origem do cinema;
- um programa de televisão que debate o papel social da televisão;
- Função Fática de contato
- texto centrado no canal, posto em destaque;
- diálogo entre locutor e interlocutor (Olá, como vai?);
- tem por objetivo iniciar um contato, como nos cumprimentos diários;
- conversas de elevador com abordagem informal, objetiva e rápida;
- murmurar ao telefone para demonstrar recepção da mensagem;
- primeiras palavras de uma aula;
- Função Emotiva ou Expressiva
- Variações extralinguísticas que influenciam o modo de falar e comunicar
- Geográficos
- variações regionais determinada pela localização geográfica;
- Sociológicos
- variações a partir da idade, sexo, profissão, nível de estudos, classe social, raça;
- Contextuais
- variações por influência alheia ao locutor;
- o assunto, o tipo de ouvinte, o lugar em que o diálogo ocorre;
- às relações que unem os interlocutores;
- Geográficos
- Fala e gramática
- Fala
- não obedece a convenções;
- desprendida de regras, espontânea e expressiva;
- suscetível de transformações;
- Gramática
- norma que rege a língua escrita;
- Fala
- Níveis de linguagem
- Nível Formal ou Culto
- usado em situações de formalidade ou necessidade de vocabulário mais técnico;
- predomínio da linguagem que obedece à norma gramatical;
- discursos acadêmico, didático, científico e em determinados textos jornalísticos;
- Nível Coloquial
- usado em situações de menor formalidade, não necessariamente inculto;
- predomínio da linguagem popular;
- uma linguagem mais afetiva, até com uso de gírias;
- caracteriza-se pela espontaneidade;
- adequado, mas não correto a determinados discursos, como jornalístico e literário;
- redes sociais, nas histórias em quadrinhos, nos jornais e revistas;
- Nível Técnico
- texto com conteúdo especializado;
- uso de palavras que estimulem a compreensão imediata da mensagem;
- Nível Literário ou Artístico
- função estética ou expressiva;
- liberdade na criação dos textos com conotações e subversão às regras gramaticais;
- literatura que deve ser compreendida como arte, sem compromisso na transmissão de ideais;
- texto em prosa de narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela;
- texto em poesia, como poemas, letras de música e hinos;
- Nível Formal ou Culto
- Forma e conteúdo
- Forma
- representa o texto físico, “aquilo que se vê”;
- maneira de estruturar, aspectos lexicais, sintáticos e tempos verbais;
- Conteúdo
- o conteúdo predomina sob a forma;
- representa as ideias, os significados e a intenção do autor;
- depende da forma para ser compreendido e examinado;
- Forma
- Formas de estruturar os textos
- Poesia
- caracterizado pela escrita em versos;
- verso é o ordenador rítmico e melódico do poema;
- Verbo-visual
- associa a linguagem escrita a desenhos;
- a fim de chamar a atenção do leitor e facilitar sua compreensão;
- Prosa
- reproduz a maneira natural de falar, sem métrica nem rima;
- as linhas ocupam quase toda a extensão horizontal da página;
- parágrafo só pode conter uma ideia;
- parágrafo é o ordenador lógico da prosa;
- Poesia
Tipologia textual
- Textos
- Tipos textuais
- tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, injuntivo;
- construções teóricas identificadas pela natureza linguística de sua composição;
- estilo e intenção de cada autor;
- Gêneros textuais
- gêneros: notícias, crônicas, contos, artigos de opinião, editoriais, reportagem, ensaios;
- formas de textos (orais ou escritos) existentes na comunicação na vida cotidiana;
- cada gênero possui um tipo textual predominante;
- Domínios discursivos
- domínios: jornalísticos, literário, acadêmicos, publicitários, científicos e jurídicos;
- práticas discursivas que representam a própria atividade humana;
- cada discurso possui um gênero textual predominante;
- Tipos textuais
- Tipologia textual ← Gênero textual ← Domínio do discurso
- Narrativo
- notícias de jornais e revistas (discurso jornalístico);
- crônicas reflexivas (discurso jornalístico);
- crônicas (discurso literário);
- contos e romances (discurso literário);
- fábulas (discurso literário);
- Descritivo
- fragmentos extraídos de outros tipos e gêneros textuais;
- texto secundário dissertativo – facilitar a compreensão;
- texto secundário narrativo – descreve ambiente, personagens e objetos;
- texto secundário injuntivo – compõe uma bula de medicamentos;
- Dissertativo
- artigos de opinião, coluna ou matéria assinada (discurso jornalístico);
- editoriais (discurso jornalístico);
- reportagem (discurso jornalístico);
- entrevistas (discurso jornalístico);
- cartas do leitor (discurso jornalístico);
- ensaios (discurso acadêmico);
- artigos (discurso acadêmico);
- Injuntivo
- bula de medicamentos, além de que possui fragmentos descritivos;
- manuais de instrução;
- receitas culinárias ou médicas;
- placas de sinalização;
- campanhas comunitárias;
- normas, leis, constituição, editais de concurso e comando de questões;
- estatutos e regimentos internos;
- fragmentos extraídos de outros tipos de gêneros textuais;
- Narrativo
- Funções sócio-comunicativas (objetivo do tipo textual)
- Narrativo → o objetivo é relatar os fatos e acontecimentos;
- Descritivo → o objetivo é caracterizar o objeto (assunto) do discurso;
- Expositivo → o objetivo é refletir, explicar, conceituar e expor ideias;
- Argumentativo → o objetivo é convencer, persuadir o interlocutor a fazer algo;
- Injuntivo → objetivo é dizer o que e como fazer para que o interlocutor realizar uma ação;
- Preditivo → objetivo é antecipar a ocorrência de situações para contorná-las ou evitá-las;
- Características dos tipos textuais
- Narrativo
- notícia deve relatar os fatos e não emitir opinião;
- apresenta uma sucessão de acontecimentos vividos por personagens;
- situado de maneira clara no tempo e no espaço;
- profusão de verbos em ação;
- Descritivo
- caracterização de personagens, objetos, ambientes e situações;
- riqueza de detalhes, presença de adjetivos e verbos de estado;
- reproduz realidade estática com fatos e acontecimentos de ocorrência simultânea;
- não há indicação de progressão temporal ou marcação de datas;
- propriedades e aspectos dos elementos de forma predominantemente estático;
- apresentação conjunta de trações físicos e psicológicos;
- Descrição objetiva → predomínio do aspecto físico (o que todos veem);
- Descrição subjetiva → predomínio da percepção do mundo do autor (o que o autor vê);
- Injuntivo, Prescritivo ou Instrucional
- estabelece normas, procedimentos, instruções;
- ordena, avisa, aconselha, adverte ou prescreve procedimentos;
- utiliza sempre o padrão culto da língua, com linguagem clara e acessível;
- tem predominância da função referencial da linguagem, estando presente a função conativa;
- Dissertativo argumentativo
- objetiva influenciar o leitor por meio de uma linha de raciocínio consistente;
- procura convencê-lo a concordar e aceitar como correto e válido o ponto de vista do autor;
- o autor opina e evidencia dos fatos a fim de persuadir o interlocutor;
- encadeamento de ideais e raciocínios;
- segue a estrutura dissertativa padrão (introdução, desenvolvimento e conclusão);
- a) sobre qual assunto o autor escreve? identificar a temática;
- b) o que o autor pensa sobre esse assunto? identificar tese;
- c) por que ele pensa dessa forma? identificar os argumentos;
- Dissertativo expositivo
- a intenção do autor é passar informações, explicar ou interpretar ideais ao leitor;
- não pretende convencer o leitor, não conduz à polêmica, nem defende ponto de vista;
- constrói ou transmite conhecimentos por meio da precisão das informações utilizadas;
- fundamenta as afirmações com base em informações objetivas e dados cientificamente comprovados;
- há predomínio da função referencial e obedece ao padrão culto da linha;
- Narrativo
- Características dos textos verbo-visuais
- Infográfico
- quadro informativo que associa texto e ilustração;
- transmite informação por meio de detalhes mais relevantes;
- demonstra como aconteceu determinado fato e suas consequências;
- fatos que o próprio texto não consegue detalhar com a mesma eficiência;
- transmite noção mais rápida e clara dos sujeitos, do tempo e do espaço da notícia;
- Cartum
- desenho humorístico que representa ideias ou retrata de forma crítica pela expressão dos personagens;
- aborda temas que podem ser entendidos por diferentes culturas e em diferentes épocas (não é datado);
- forma de manifestação caricatural que pode prescindir de textos de apoio;
- não faz críticas tão contundentes quanto as charges;
- foca em pessoas comuns;
- Charge
- manifestação caricatural, ridicularização e satirização de costumes culturais, econômicos ou sociais;
- aborda um contexto específico que depende que o leitor detenha conhecimento (é datado);
- foca em personagens da vida pública ou coisas personificadas;
- faz críticas mais contundentes;
- Folder
- folheto que informa ao público ou promover determinado evento;
- promove determinado produto, serviço ou área comercial;
- Tiras de quadrinhos
- série de vinhetas com enunciados curtos e desenhos;
- conteúdo que predomina a crítica com humor;
- aborda determinados formas de comportamento, sentimos ou valores;
- Infográfico
Reescrituras de Texto
- Reescrituras
- paráfrase, perífrase, resumo e síntese;
- reescritas de trechos de parágrafos;
- equivalência, elaboração e transformação de estruturas;
Reinaldo Gil Lima de Carvalho