Noções de informática
Inclusão digital
- Inclusão digital
- Visão geral
- um ramo da inclusão social;
- democratização do acesso às tecnologias da informação;
- a fim de que pessoas possam usufruir desse suporte para melhorar suas condições de vida;
- permitir a todos da sociedade a produção e disseminação conhecimento, incluindo as à sociedade da informação;
- Estratégias
- projetos e ações que facilitem a inclusão de pessoas de baixa renda ou com necessidades especiais;
- desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade;
- desenvolvimento de competências (capacitação das pessoas) para o uso de novas tecnologias;
- Visão geral
Introdução à informática
- Informática → ciência que estuda o processamento de dados;
- Dados → não possuem contexto e não representam uma informação;
- Processamento → regras que agregam, manipulam e organizam os dados para transformá-los (entrada) em informação (saída);
- Informação → conjunto de dados contextualizados que possuem significado útil para o usuário;
- Retorno (feedback) → permite o ajuste dos dados;
- Ambiente computacional (eixos computacionais)
- Hardware → consistem objetos tangíveis, unidade de processamento, circuitos integrados, memórias;
- Software → consiste em algoritmos, lógica de processamento, conjunto de instruções que formam os programas;
- Banco de dados operacionais → coleção de dados centralizada e normalizada;
- DataWarehouse → conjunto de banco de dados consolidados e otimizados para consulta consistente e rápida;
- Datamining → técnicas para descobrir modelos e relações ocultas, inferir comportamentos futuros e orienta a tomada de decisão;
- Ontologias → base de conhecimento semântica que permite identificar o contexto de determinada informação;
- Peopleware → consiste nos profissionais que fazem uso do ambiente computacional;
- Netware → conjunto de equipamentos para a transmissão de dados;
- Redes sociais
- Visão geral
- propicia o estabelecimento de relações entre pessoas;
- manter a privacidade está relacionada com o comportamento do próprio usuário;
- crescimento do uso para fins políticos pela sociedade;
- Whuffie → nível de influência nas redes sociais;
- Tipos de publicidade
- contratada com a rede social;
- entre as partes, realizada para a divulgação de produtos por pessoas com muitos seguidores;
- privada, realizada para promover uma atividade do próprio autor;
- Principais redes
- Twitter → foco na atualização de conteúdo entre seguido e seguidor;
- Facebook → usuários comuns e fã pages (comerciais);
- Visão geral
Hardware
- Visão histórica
- Relés
- interruptor eletromecânico em que a corrente elétrica percorre espirais da bobina (eletroímã) para criar um campo magnético;
- o campo magnético atrai/repele a alavanca responsável pela mudança do estado, ligado ou desligado;
- Válvulas eletrônicas
- invólucro de vidro (ampola, bulbo) à vácuo com elementos internos: ânodo, cátodo, grade e filamento;
- o filamento acende como uma lâmpada a fim de aquecer o cátodo que emite elétrons;
- os elétrons são captados (efeito termoiônico) pelo ânodo (placa) que é alimentado por uma tensão positiva;
- a grade de controle pode aumentar ou diminuir esse fluxo de elétrons;
- Transistor
- dispositivo eletrônico formado por: base, emissor (polo positivo) e o coletor (polo negativo);
- a base é responsável pela mudança de estado: ligado quando há corrente e desligando quando não há corrente;
- Circuito integrado
- circuito eletrônico que integra um conjunto de transistores, diodos, resistores e capacitores em chips ou pastilhas;
- os chips são formados por: microcircuitos, condutores (vias e substratos), pinos metálicos e cobertura de plástico;
- as pastilhas são formadas por: nanocircuitos, dissipador e carcaça;
- são de função específica (osciladores, reguladores de tensão) ou programáveis (microprocessadores e microcontroladores);
- Relés
- Gerações dos computadores
- Geração zero (1642-1945)
- hardware → dentes, rodas, engrenagens, manivelas até relés; do uso específico (única finalidade) até o uso geral (linguagem);
- software → entrada e saída por cartões perfurados primitivos até fita de papel perfurados;
- computadores mecânicos
- 1642 → máquina de calcular de Blaise Pascal;
- 1835 → maquina diferencial e máquina analítica de uso geral de Charles Babbage;
- 1936 → máquina calculadora automática de Konrad Zuse;
- 1940 → máquina calculadora automática (projeto) com aritmética binária e memória de capacitores de John Atanasoff;
- 1940 → máquina calculadora automática (funcionou) de Stibbitz;
- 1944 → máquina de uso geral (Mark I) com relés de Howard Aiken;
- 1º geração (1946-1954)
- hardware → válvulas eletrônicas à vácuo com eletrodos para controlar o fluxo de elétrons (tensão);
- software → linguagem de máquina lida por meio de cartões perfurados até fi;
- computadores eletrônicos a válvulas
- 1946 → mainframe ENIAC com aritmética decimal de John Mauchley e J. Presper Ecket;
- 1949 → mainframe EDVAC com aritmética binária de John Mauchley, J. Presper Ecket e John Von Neumman;
- 1949 → mainframe EDSAC com programa armazenado de Maurice Wilkes;
- 1949 → mainframe Mark III com instruções e dados em memórias distintas de Howard Aiken;
- 1951 → mainframe Whirlwind I com palavra de 16 bits do MIT;
- 1951 → mainframe UNIVAC com clock de 2.25MHz e fita metálica de John Mauchley e J. Presper Ecket;
- 1953 → mainframe IBM 701, primeiro computador da IBM;
- 2º geração (1955-1965)
- hardware → transistor, sendo menores, duráveis e sem pré-aquecimento;
- software → linguagem assembly com utilização de mnemônicos;
- computadores transistorizados
- 1959 → mainframe IBM 1401 com aritmética decimal e processador de E/S para ser utilizado em empresas;
- 1961 → minicomputador PDP-1 (baseado no TX-0) com tela de 512×512 de Kenneth Olsen (DEC);
- 1961 → mainframe Burroughs B5000, primeiro com hardware especializado para execução do compilador (linguagem Algol 60);
- 1962 → mainframe IBM 7094 com aritmética binária para processamento de números, última máquina tipo ENIAC;
- 1964 → mainframe CDC 6600 com unidades aritméticas de execução paralela de Saymour Cray;
- 1965 → minicomputador PDP-8 com barramento único da DEC;
- 3º geração (1964-1980)
- hardware → circuito integrado (chips) formado por transistores encapsulados por semicondutores;
- software → linguagens de alto nível (surgiram a partir de 1959);
- computadores com circuitos integrados
- 1964 → mainframe IBM System/360, família de computadores com arquitetura padronizada (linguagem de montagem compatível);
- 1970 → minicomputador PDP-11 com registradores orientados a palavras e memória orientada a bytes da DEC;
- 4º geração (1980)
- hardware → microprocessadores e equipamentos de rede;
- software → linguagens orientadas a objeto, sistemas operacionais (MS-DOS, OS/2) e protocolos de rede;
- computadores com microprocessadores (circuitos integrados em escala muito grande, computadores pessoais)
- 1981 → microcomputador IBM Personal Computer com processador Intel 8088;
- 1981 → microcomputador portátil Osborne-1;
- 1984 → microcomputador Apple Macintosh com interface gráfica;
- 1992 → microcomputador DEC Alpha com arquitetura RISC de 64 bits;
- 5º geração
- hardware → produzido em conjunto com o software;
- computadores embutidos nas coisas (baixa potência e invisíveis, computação ubíqua ou pervasiva)
- 1990 → chip RFID (identificação por radiofrequência) que contém um transponder de um único número de 128 bits;
- Geração zero (1642-1945)
- Unidade processadora (CPU/UCP)
- Visão geral
- dados → processamento de dados baseado em regras pré-definidas → informação;
- interligado à placa-mãe por socket ou slot;
- Componentes
- Unidade lógica e aritmética (ULA) → representa a capacidade de processamento;
- Unidade de controle (UC) → gerencia o funcionamento do processador;
- Registradores → entrada e saída dos dados (ínfimas porções de memória);
- Decodificador de instruções (DI) → transforma cada instrução complexa em múltiplas instruções de execução imediata (Arquitetura híbrida: CISC → DI → RISC → ULA);
- Clock → medir a frequência de propagação da onda/dados entre componentes (quantidade máxima de ciclos de clock/cpu);
- Barramentos → conjunto dos caminhos que interligam os componentes da CPU onde passam os dados;
- Visão geral
- Memórias
- Classificação
- DRAM (Dynamic RAM) → requer refrescamento (refresh) elétrico periódico do circuito da memória para preservar o dado armazenado;
- os bits 1 sofrem decaimento e necessitam de energia para serem preservados.
- a não realização do refresh levaria de todos as posições para o bit 0, o que significa a perda da informação armazenada;
- a periodicidade do refresh é vinculado ao elemento/liga/material da memória;
- durante o procedimento de refresh a memória fica inacessível, o que leva ao aumento do tempo de acesso;
- possuí circuito de alimentação interna para realizar o refresh;
- SRAM (Static RAM) → não requer refrescamento;
- os bits 1 permanecem até serem alterados;
- DRAM (Dynamic RAM) → requer refrescamento (refresh) elétrico periódico do circuito da memória para preservar o dado armazenado;
- Tipos
- Registradores ← menor tempo de acesso (rápida);
- Cache;
- Principal;
- Secundária, auxiliar ou de massa ← maior tempo de acesso (lenta);
- Classificação
- Periféricos
- Tecnologias
- Mídias
- CD com 700Mb, DVD com 4,7Gb e Blu-ray com 25Gb;
- USB
- capacidade de detectar equipamentos conectados ao micro já ligado, sem precisar reiniciar;
- serializável até 127 dispositivos em cada porta com taxa: usb1 → 1,5 a 12 Mbit/s; usb2 → 480 Mbit/s; usb3 → 5 Gbit/s;
- Plug-and-Play
- recursos de instalação e configuração automática de hardware sem intervenção do usuário;
- Mídias
- Tipos
- Entrada
- Teclado, Mouse Touch Pad, Mouse Track Ball, Scanner, Joystick, webcam, microfone,;
- leitor de CD/DVD/Blu-ray, leitor de código de barras, de cartão magnético, de biometria;
- Saída
- Monitor, impressora, plotter (traçador gráfico), caixa de som, gravador de CD/DVD/Blu-ray;
- Entrada e saída (híbrido)
- drive de CD/DVD/Blu-ray, monitor touch screen (exibe a tela e captura os toques);
- disco rígido (grava e lê os dados), pen-drive;
- placa de rede, modem (recebe e envia dados), placa de som (entrada pelo microfone e saída para a caixa de som).
- Entrada
- Periféricos
- Teclados
- quando uma tecla é pressionada o controlador do teclado emite uma interrupção;
- o driver associado lê a tecla do registrador específico dentro do controlador do teclado;
- Monitores sensíveis ao toque (touch screen)
- Tela infravermelha → transmissores de infravermelho nas bordas acima e a esquerda, e receptores nas demais bordas;
- Tela resistiva → camada superior flexível com fios horizontais e camada inferior com fios verticais;
- Tela de capacitância mútua → grade de fios horizontal e vertical separados por camada isolante, muda a capacitância das interseções tocadas;
- Monitor LCD
- renderização de imagens em luz transmitida por meio da superposição linear das cores aditivas RGB;
- passagem de luz por cristal líquido com controle por meios elétricos;
- parte central de cristal líquido selado, envolto com duas placas de vidro (frontal e traseira);
- seguida de eletrodos transparentes, para criação de campos elétricos, envoltos com filtros de polarização de luz (frontal e traseira);
- monitor de matriz ativa utiliza transistores de película fina (TFT) para realizar a comutação de cada pixel;
- filtros ópticos separam a luz branca em componentes RGB para cada pixel;
- o controlador possui uma RAM de vídeo com mapas de bits que representam a imagem da tela;
- Mouses
- mouse óptico-mecânico possui um esfera acoplada a dois eixos perpendiculares;
- a movimentação da esfera movimenta um componente circular com fendas em cada eixo, que permite e bloqueia a passagem de luz a um receptor;
- mouse óptico utiliza LED ou laser com uma câmera de vídeo que obtém uma pequena imagem (18×18) 1000x por segundo;
- o cálculo da distância do movimento ocorre pela comparação entre as imagens consecutivas;
- Impressoras
- Impressora jato de tinta
- impressão de imagens em luz refletida por meio da superposição linear das cores subtrativas CMYK;
- a partir da a absorção de determinados comprimentos de onda (ciano←vermelho; magenta←verde; amarelo←azul);
- a técnica de meio-tom permite imprimir uma imagem coloriza em escala de cinza;
- impressora jato de tinta utiliza uma cabeça de impressão móvel, movimentada por uma correia, que expele gotículas de tinta;
- impressoras piezelétricas utilizam um cristal em que a deformação por tensão elétrica expele a gotícula;
- impressoras térmicas utilizam um pequeno resistor de aquecimento rápido para vaporizar a tinta e produzir pressão para expeli-la;
- Impressora a laser
- impressora a laser utiliza um cilindro rotativo de precisão revestido de material fotossensível (película fusora);
- o laser é modulado para atingir o cilindro por meio de um espelho e produzir pontos eletrostáticos claros e escuros;
- a rotação do cilindro aproxima a linha de pontos eletrostaticamente carregada ao toner, que atrai o pó negro armazenado;
- o cilindro revestido de pó é pressionado ao papel, transferindo-o e sendo fixado por aquecimento (rolo fusor);
- após fundir o pó ao papel, o cilindro é descarregado e limpo para um próximo ciclo de impressão;
- essa mecânica é controlada por uma CPU que possui memória para armazenar as instruções da página a ser impressa;
- as instruções são originalmente um mapa de bits e, atualmente, comandos nas linguagens PCL, PostScript ou PDF;
- Impressora jato de tinta
- Teclados
- Tecnologias
- Energia
- UPS são categorizados: standby, interativo e online;
Software básico
- Função
- Sistema operacional → gerencia o funcionamento do hardware;
- Interface gráfica → não é essencial, mas vem com o SO;
- Acessórios → não é essencial, mas vem com o SO: calculadora, bloco de notas, paciência;
- Aplicativo → instalado separadamente ao SO: libreoffice, firefox;
- Utilitário → supre deficiência do SO: scandisk, defrag, anti-vírus, anti-spyware;
- Distribuição
- Shareware (comercial);
- Tryware (período de teste);
- Freeware (fornece binário para executar);
- Software livre (binário e código fonte);
- Sistema de arquivos
- Arquivo
- menor porção que o usuário pode manipular, identificado pelo nome “identificar.extensão” (sem </>\:?*”);
- Diretório (pasta) e subdiretório (subpasta)
- Árvore
- organização dos diretórios que iniciar em um raiz (unidade de disco);
- a raiz não possui subdiretórios, apenas diretórios;
- Caminhos
- Identificação do arquivo, diretório ou subdiretório desde a raiz.
- Arquivo
Microsoft Office
- Novas funções comuns do Office 2013
- Nova tela de abertura:
- listagem à esquerda dos documentos recentemente abertos e à direita os modelos de documentos ou documento em branco;
- No menu arquivo:
- opções “Novo/Abrir/Salvar/Salvar como” com integração ao OneDrive (nuvem Microsoft) e aos locais de rede;
- nova opção “Compartilhar” com “Convidar pessoas” em arquivos salvos no OneDrive, enviar por e-mail, apresentar online, postar no blog;
- opção “
Salvar e enviar” retirada; - nova opção “Exportar” para gerar PDFs;
- Na guia inserir:
- novas as opções: “imagens online“, acesso à “loja” online, extensões instaladas em “Meus aplicativos“;
- Nova tela de abertura:
- Novas funções do Word 2013
- Na guia inserir:
- novas opções “vídeo online” e “comentário” (já existia na guia revisão);
- Nova guia Design:
- possui opções de “tema” e “fundos de página” (opções retiradas da guia Layout de página);
- Na guia inserir:
- Novas funções do Excel 2013
- Ao criar uma novo documento:
- só há uma planilha criada (antes era três planilhas em branco).
- Na guia inserir:
- há opções “tabela dinâmica recomendada” e “gráfico recomendado” em que o Excel indica as opções a partir do padrão existente nas células selecionadas;
- Na guia dados:
- novos recursos para acesso à adição de fonte de dados, inclusive online;
- Ao criar uma novo documento:
- Novas funções do PowerPoint 2013
- Na guia inserir:
- nova opção “comentário” (já existia na guia revisão);
- Na guia inserir:
- Principais funções
- Formas de proteger o arquivo
- menu “Arquivo“, submenu “Informações“, opção “Proteger documento” (Permissões)
- marcar como final (torna somente leitura);
- criptografar com senha;
- restringir edição (controla quais tipos de alterações as pessoas podem fazer neste documento);
- restringir permissão por pessoa (concede permissão às pessoas e as impeça de editar, copiar ou imprimir);
- adicionar uma assinatura digital;
- Acessar os modelos
- menu “Arquivo“, opção “Novo“;
- Quebras de página
- menu “Inserir” e menu “Layout de página” (botão ou menu Quebras);
- Quebra de seção
- separa conjunto de páginas em seção, por padrão, cada página é uma seção;
- é a forma de inserir uma página tipo paisagem no meio do documento retrato, com uma quebra de seção antes e depois;
- pode-se inserir páginas sem incrementar o contador de página no início do documento;
- Formas de proteger o arquivo
Noções de sistemas de informação
- Visão geral
- sistemas de informação e gestão do conhecimento são essenciais para a empresa adquirir vantagem competitiva;
- permitem o gerenciamento de informações para o apoio a tomada de decisões e fornecer novos produtos e serviços aos clientes;
- associados a globalização, a Internet e a nova era do conhecimento tornam-se diferenciais às empresas;
- impactam a administração de empresas, com novos: modelos empresarias, processos de negócios ou modos de gerir o conhecimento;
- Elementos
- Pessoas → qualquer recurso humano relacionado a uma atividade empresarial;
- Grupos de trabalho (WorkGroup)
- grupos de trabalho clássicos utilizam agendas e anotações de forma isolada;
- atualmente grupos de profissionais que compartilham informações a fim de executarem suas atividades de forma eficaz;
- Sistemas Colaborativos (GroupWare)
- ferramentas que permitem a colaboração, comunicação e coordenação de atividades a fim de aumentar a produtividade;
- promovem a integração das pessoas e a eficiência na execução das atividades com criatividade e inovação;
- facilita o processo de construção de novos projetos, produtos e serviços com compartilhamento de recursos entre a equipe;
- Gestão do Conhecimento (KM)
- organiza e estrutura o capital intelectual, ou seja, o conhecimento adquirido durante a permanência da organização;
- transforma o conhecimento tácito em explícito, ou seja, o capital intelectual em recursos tangíveis, intangíveis e lucro;
- o conhecimento tácito é abstrato a interno ao indivíduo, já o explícito é a externalização do conhecimento tácito;
- desenha processos de trabalho e desenvolve sistemas a partir das rotinas e formas de trabalho tácitas;
- Objetivos
- acelerar a inovação e compartilhar melhores práticas de projeto e gestão;
- mapear as competências individuais, facilitar a contribuição individual e permitir a retenção de talentos;
- Benefícios
- acelera a geração de novos conhecimentos de valor competitivo;
- melhora o processo decisório;
- reduz custos e retrabalho;
- descobre e protege o capital intelectual;
- Grupos de trabalho (WorkGroup)
- Tecnologia → sistemas ou conceitos que permitem o relacionamento entre as pessoas envolvidas nas atividades empresariais;
- Internet
- rede de computadores global e independente que utiliza protocolos padronizados;
- permite que usuários acessem informações da empresa;
- Intranet (público interno)
- permite que os funcionários acessem os sistemas de informação internamente ou pela internet;
- Extranet (público externo)
- permite que fornecedores e parceiros comerciais acessem os processos internos da empresa pela internet;
- permite que clientes acessem os serviços da empresa pela internet;
- Internet 2.0
- x
- Web 2.0
- utilização da internet como plataforma de construção coletiva;
- plataforma que potencializa os recursos da internet atual ao agregar valor ao usuário;
- e-Business e e-Commerce (comércio eletrônico)
- Business to Business (B2B) → integra as transações entre empresas (e-Business) de maior volume financeiro;
- Business to Consumer (B2C) → permite grande número transações entre consumidores e empresas (e-Commerce);
- Consumer to Consumer (C2C) → permite transações entre consumidores;
- Business to Employee (B2E) → integra a comunicação entre colaboradores e a empresa (sistemas corporativos);
- Business to Government (B2G) → integra as transações entre o governo e as empresas (pregão eletrônico);
- e-Learning (ensino a distância)
- modalidade de educação a distância voltada para a formação em tecnologias específicas da atividade empresarial;
- educação continuada dos profissionais por meio da internet que reduz custos e flexibiliza local e horário;
- forma síncrona em que o tutor estará em tempo real e assíncrona em que aluno tem flexibilidade de horário;
- Trabalho remoto
- permite que o profissional trabalhe em local distinto da empresa por meio da internet, inclusive em casa (home office);
- implica na utilização de tecnologia de comunicação, ainda que telefone ou e-mail;
- reduz custos com área de trabalho, mobiliário, energia elétrica, computadores;
- Internet
- Processos → procedimento que transforma insumos em produtos ou serviços para atender as necessidades dos clientes;
- Reengenharia
- redesenha processos de trabalho a fim de aprimorá-los;
- racionaliza interfaces entre unidades funcionais, aprimorando-as ou eliminando-as;
- avalia fluxo sequenciais a fim de paralelizá-los;
- Convergência Tecnológica (consolidação)
- convergência de serviços, aplicações, comunicação, redes e terminais (dispositivos);
- permite a redução de custos, de manutenção e de recursos humanos, bem como maior qualidade e controle;
- Gerenciamento de Processos de Negócio
- melhoria dos processos de negócio por meio de métodos, técnicas e ferramentas;
- envolve modelar, publicar, controlar e analisar processos;
- Business Intelligence (inteligência empresarial)
- habilidade das corporações em acessar e explorar dados para extração de informações para apoiar a tomada de decisões;
- conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações;
- informações geradas a partir de dados operacionais e históricos que subsidiam a tomada de decisões gerenciais e estratégicas;
- voltada para a construção de relatórios por usuários e distribuição periódica e automática;
- análise multidimensional por meio do cruzamento de dados quantitativos em dimensões a partir de diversos banco de dados;
- fornece indicadores de performance e informações essenciais e consolidadas em dashboards;
- permite maior agilidade de análise do negócio, redução de custos operacionais e administração com foco em resultado;
- Balanced ScoreCard (indicadores balanceados de desempenho)
- metodologia baseada em indicadores de desempenho de diversas áreas (balanceados) para a criação de valor futuro;
- indicadores que não são restritos a perspectiva econômico e financeira, por isso denominados balanceados;
- aborda indicadores em perspectiva de intangíveis: satisfação do cliente, processos internos e pessoal, inovação e tecnologia;
- equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras e entre tendências e ocorrências;
- implementação da estratégia empresarial, gerência do negócio, de serviços e da qualidade por meio de indicadores;
- Segurança da Informação
- conjunto de medidas para proteção e preservação das informações e de sistemas de informações;
- assegura integridade, disponibilidade, não-repúdio, autenticidade e confidencialidade;
- envolve o plano de continuidade do negócio a fim de minimizar os danos com prevenção e redução de impactos dos incidentes;
- a política de segurança define regras e práticas que regulam como a organização gerencia, protege e distribui informações;
- Certificação Digital
- documento eletrônico que identifica pessoas e empresas em meio digital e assegura sua identidade;
- permite acessar serviços e assinar documentos com não repúdio e verificação de autenticidade e integridade;
- Terceirização de TI (outsourcing)
- parte da premissa que hardware e software tornam-se commodity quando não garantem um diferencial competitivo;
- a terceirização permite que a empresa dedique-se a aprimorar seu negócio com a delegação a parceiros confiáveis;
- foca em atividades rotineiras e padronizadas;
- permite a utilização mais racional dos recursos tecnológicos e redução de investimentos;
- Reengenharia
- Pessoas → qualquer recurso humano relacionado a uma atividade empresarial;
- Informatização Empresarial
- Tipos de empresas
- Tradicional → empresa com atendimento somente presencial;
- Mista → empresa com atendimento presencial e web;
- Virtual → empresa com atendimento somente web;
- Digital → empresa com atendimento somente web e com processos de negócio em sistemas de informação;
- Gestão interna
- Sistema de Informação Gerencial (SIG)
- fornece informação consolidada e sumarizada por período de tempo para planejamento, controle e tomada de decisão;
- prove uma visão de alto nível para informações transacionais e monitoramento do desempenho, produtividade e performance;
- Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)
- integração dos recursos por meio de processos preestabelecidos baseados nas melhores práticas de determinado ramo;
- integração de todas as unidades funcionais por meio de um único sistema de informações em um base de dados consolidada;
- gerenciamento de recursos humanos (funcionários) e relatórios (diretores e acionistas);
- gerenciamento de vendas, distribuição e apoio (clientes) e gerenciamento de material, manufatura e finanças (fornecedores);
- Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM)
- estratégia para entender, antecipar e gerenciar as necessidades dos clientes atuais e em potencial de uma empresa;
- administra a informação sobre clientes e desenvolve marketing e comunicação a fim de fidelizar os clientes;
- envolve o Call Center ou Serviço de Atendimento ao Cliente para resolver os problemas dos clientes;
- identifica oportunidades de novos produtos ou de modernizá-los;
- Fluxo de trabalho (Workflow)
- ferramenta para automatização, racionalização e melhoria de produtividade de processos;
- contém a informação necessária para cada atividade com processos preestabelecidos;
- integram as pessoas por meio de uma sequência de atividades específicas, predefinidas e mandatórias;
- Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)
- digitalização de documentos com indexação;
- reduz a área necessário para guarda de documentos físicos;
- Sistema de Informação Gerencial (SIG)
- Gestão externa (interempresas)
- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)
- integração da cadeia produtiva, como os fornecedores de insumos de bens ou serviços;
- gerenciamento de intangíveis da cadeia produtiva, como as cotações, pedidos de compra, especificações, etc;
- mapeamento da cadeia de valor como um diferencial de competitividade que impacta positivamente a produtividade;
- Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI)
- intercâmbio eletrônico de dados e informações por meio de documentos digitais;
- utiliza um padrão negociado entre emissor e receptor;
- elimina preenchimento manual de dados, os erros associados, agiliza o processo e aumenta a qualidade da informação;
- Sistema de Informação Transacional (SIT) ou Sistema de Processamento de Transações (SPT)
- processam dados de transações em lote (acumulados e processados) ou em tempo real (imediatamente processados);
- fornece serviços aos clientes com capacidade de suportar grandes volumes de dados em operações transacionais;
- sistema crítico com grande impacto ao negócio em caso de falha e com alto potencial de problemas de segurança;
- alimentam os Sistemas de Informações Gerenciais e agregam funções especializadas para auditoria;
- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)
- Automação
- Visão geral
- envolve o processo, os ativos de produção e os especialistas em operação e gerenciamento do negócio;
- engenharia da automação estuda as técnicas para otimização dos processos de negócio;
- objetivo de aumentar a produtividade, valorizar o trabalho humano e assegurar operação ambientalmente segura;
- permite a redução de custos e evita a execução de trabalhos repetitivos ou perigosos;
- reduz a quantidade de pessoal, extingue atividades, eventualmente causa problemas sociais ou psicológicos;
- há automação comercial, de serviços e industrial e agrícola;
- Elementos
- Acionamento → provê um sistema de conversão de energia, como motores, pistões, etc;
- Sensoriamento → mede o desempenho dos componentes e do sistema;
- Controle → obtém dados dos sensores para o regulação e controle dos componentes do sistema;
- Comparador → utilizado pelo controle para comparar os valores medidos com valores preestabelecidos;
- Programa → contém a lógica de controle dos componentes do sistema;
- Automação Comercial
- automação do processo de venda, como realização de pedidos, descontos, prazos e consulta ao estoque;
- interação automatizada com o cliente, como avaliação de satisfação;
- controle do estoque por RFID e automatização dos pedidos de reposição;
- centralização das informações gerenciais, índices de devoluções ou reclamações, avaliação de fraudes, auditoria;
- Visão geral
- Tipos de empresas
Noções de redes de computadores
- Telecomunicação → comunicação a distância;
- um meio (canal) que permite a transmissão de informação entre a fonte e o usuário que a requisitou;
- a informação é convertida em dados para a sua transmissão eletrônica;
- Tipos → sistema de comunicações, sistema digital de computação, sistema de telemetria, sistema de telefonia, sistema de TV;
- Abrangência física
- PAN → rede de curta distância;
- LAN → rede local;
- MAN → rede metropolitana;
- WAN → rede de longa distância;
- Abrangência lógica
- Intranet → rede corporativa que oferece serviços típicos de redes públicas (e-mail, videoconferência, etc);
- Internet → descentralizar os dados, transparência ao usuário da localidade física do conteúdo;
- Extranet → acesso à intranet por meio da internet;
- Meios de acesso
- Cabos
- Coaxial
- Par trançado
- Cat5e, 100m, 100Mb, no mínimo 100Mhz
- Cat6a, 100m, 10Gb, 500Mhz
- Fibra óptica
- Linhas telefônicas
- dial-up;
- LPCD;
- Canais xDSL a/h/v/s, ADSL2 (até 150Mbps);
- Tv a cabo
- PLC → por corrente elétrica
- Wireless → sem fio
- IRDA → distância curta e não atravessa obstáculos físicos
- Bluetooth (PAN → Personal área networks) 2,45 Ghz
- Um dispositivo mestre Bluetooth pode se comunicar com até +7 dispositivos ativos e 255 inativos (ad-hoc Piconet), e permitem conexão de duas ou mais piconets juntas para formar uma scatternet;
- GPRS
- Wifi → IEEE 802.11
- Cabos
- Protocolos
- Arquitetura TCP/IP
- Física → meio físico;
- Enlace → Ethernet;
- Rede → IP, ARP, RARP, ICMP, OSPF, RIP;
- Transporte → TCP e UDP;
- Aplicação → HTTP, HTTPs, FTP, POP, IMAP, SMTP, DNS, SNMP, DNS, DHCP;
- Serviços
- Web → hypertexto, HTML, hyperlink, link;
- Navegadores → IE, Firefox, Chrome;
- Site → conjunto de páginas relacionadas;
- Home page → primeira página do site;
- Portal → página que dá acesso a outros sites;
- Web → hypertexto, HTML, hyperlink, link;
- Arquitetura TCP/IP
Noções de segurança
- Princípios
- Autenticidade → autenticação para que as operações sejam realizadas por pessoas esperadas;
- Confidencialidade → acesso útil somente há pessoas autorizadas;
- Integridade → alteração aos dados somente por pessoas autorizadas;
- Disponibilidade → dados disponível quando requerido;
- Ataques
- Vírus (analogia com a vida real) → multiplica-se, mutaciona, sempre causa dano, e precisa se acoplar a outro arquivo ou programa (hospedeiro);
- Worm (verme) → multiplica-se, pode ou não causar dano, não precisa de hospedeiro.
- Trojan (cavalo de tróia) → não multiplica-se, invade disfarçadamente, facilita ação de outros ataques, sempre causa dano;
- Spyware → rouba dados, detalhes da navegação, e comercializa informações no mercado negro;
- keylogger → captura os dados do teclado;
- screenlogger → captura as coordenadas da tela;
- backdoor → acesso alternativo a maquina comprometida para garantir o acesso ao atacante;
- botnet → agente que dispara ataques programados;
- anti-spyware → programa para identificar spywares;
- Spam → envio de e-mails em massa não autorizados;
- Phishimg → página falsa que capturar dados do usuário;
- Pharming → ataque ao servidor de DNS;
- Proteção
- Criptografia
- Certificado digital (confidencialidade, autenticidade e não-repúdio)
- Firewall
- Proxy
- SSL
- Política de senha
- Auditoria (logs)
Reinaldo Gil Lima de Carvalho