Habilidade em escutar
Tipos de Escuta
Identifique o tipo de escuta ideal para cada conversação.
- Memorização de detalhes da conversação
- Características
- foco em guardar informações específicas, usar anotações como apoio;
- ações serão tomadas a partir das informações específicas da conversação;
- identificar quais informações que serão necessárias para as ações posteriores;
- Aplicações
- passagem de instruções para realização de tarefas;
- determinações de datas específicas;
- Características
- Compreensão do quadro geral, da visão global e à missão da conversação
- Características
- foco nas ideias, metodologia e estratégia apresentada;
- absorção do conteúdo de forma concisa
- Aplicações
- palestras;
- reunião de estratégia (detalhes são subsidiários, como datas);
- ouvir um amigo;
- Características
- Avaliação do conteúdo da conversação
- Características
- foco em formar opinião e decidir entre possibilidades;
- avaliação entre pontos fortes e fracos de uma proposta (os prós e contras estão claros?);
- argumentos sólidos e verdadeiros com evidências recentes, confiáveis e relevantes,
- Aplicações
- apresentação de propostas no trabalho;
- Características
- Atenção a pistas sutis da conversação
- Características
- foco na leitura de sinais não verbais que transmitem significado;
- expressões faciais, linguagem corporal, tom de voz;
- Características
- Empatia com o falante da conversação
- Características
- foco em construir confiança e respeito entre as partes;
- identificar os sentimentos do falante: irritação, confusão e felicidade;
- reflete as emoções e linguagem corporal do falante;
- escuta e parafraseia a emoção e o conteúdo;
- Aplicações
- situações de conflito;
- ouvir um amigo;
- Características
Desafios/Erros de escuta
- Filtros mentais
- selecionam automaticamente a informações dentre aquelas que estamos expostos;
- classificam, organizam e priorizam ou descartam informações;
- desenvolvem-se com o tempo a partir da experiência acadêmica e profissional;
- influenciam a forma de ver o mundo, o que pode atrapalhar o entendimento correto;
- podem provocar reações emocionais sob certas palavras ou assuntos (gatilhos);
- ideias e convicções podem impedir que ouçamos de forma aberta e não tendenciosa;
- desenvolvem uma tendência a refutação que foca nos pontos divergentes das ideias;
- Multitarefas
- prejudica-se a compreensão quando tenta-se fazer outra coisa além de ouvir;
- concentre-se unicamente no falante;
- a boa escuta depende de fazer a pessoa se sentir a única da sala;
- Distração com o modo de falar do orador
- nunca aceitar uma fala inaudível (murmuro ou muito baixo);
- se não entender, peça uma explicação;
- não finja que escutou, escute para entender;
- concentre-se no conteúdo parafraseando mentalmente o que está sendo dito;
- Excesso de informações
- seja seletivo com o que anotar;
- se for uma aprendizagem, foque em entender o quadro geral;
- se for para tomar uma ação, foque em entender os detalhes;
- avalie usar um método de anotação, como o Cornell ou Mapa Mental;
- Reação inadequada
- não pense apenas em si mesmo, ou seja, não introduza a sua história no meio;
- não critique se não for extremamente necessário, ainda que de forma sutil;
- não dê conselhos não solicitados que frustrem o falante;
- não dê atenção apenas aos fatos e não interrompa com perguntas menores;
- isso desconcentra a emoção ou continuidade do falante;
- entenda as emoções do falante;
- Reações adequadas
- parafrasear o conteúdo e as emoções;
- refletir as emoções do falante;
Respostas verbais e não-verbais
- Entender o seu papel ao escutar
- sempre apoiar o falante;
- esclareça o seu papel no início da conversa (apenas ouvir, analisar algo);
- seja o ouvinte que o faltante gostaria de que você fosse;
- Perfil de Valorização da Lógica
- usar o raciocínio de causa e efeito;
- dar atenção aos efeitos que podem causar maior impacto;
- pode ser inconveniente emitir julgamentos durante a escuta;
- Perfil de Valorização da Apreciação
- ouvir com compaixão, manter a harmonia, analisar efeito das decisões;
- pode perder informações críticas ao priorizar as emoções;
- Os sinais não verbais
- sinais emocionais contém informação significativa da conversa;
- Respeito ao silêncio
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- Paráfrase
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- Como imitar os sinais não verbais
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