Habilidade em escutar

Tipos de Escuta

Identifique o tipo de escuta ideal para cada conversação.

  • Memorização de detalhes da conversação
    • Características
      • foco em guardar informações específicas, usar anotações como apoio;
      • ações serão tomadas a partir das informações específicas da conversação;
      • identificar quais informações que serão necessárias para as ações posteriores;
    • Aplicações
      • passagem de instruções para realização de tarefas;
      • determinações de datas específicas;
  • Compreensão do quadro geral, da visão global e à missão da conversação
    • Características
      • foco nas ideias, metodologia e estratégia apresentada;
      • absorção do conteúdo de forma concisa
    • Aplicações
      • palestras;
      • reunião de estratégia (detalhes são subsidiários, como datas);
      • ouvir um amigo;
  • Avaliação do conteúdo da conversação
    • Características
      • foco em formar opinião e decidir entre possibilidades;
      • avaliação entre pontos fortes e fracos de uma proposta (os prós e contras estão claros?);
      • argumentos sólidos e verdadeiros com evidências recentes, confiáveis e relevantes,
    • Aplicações
      • apresentação de propostas no trabalho;
  • Atenção a pistas sutis da conversação
    • Características
      • foco na leitura de sinais não verbais que transmitem significado;
      • expressões faciais, linguagem corporal, tom de voz;
  • Empatia com o falante da conversação
    • Características
      • foco em construir confiança e respeito entre as partes;
      • identificar os sentimentos do falante: irritação, confusão e felicidade;
      • reflete as emoções e linguagem corporal do falante;
      • escuta e parafraseia a emoção e o conteúdo;
    • Aplicações
      • situações de conflito;
      • ouvir um amigo;

 

Desafios/Erros de escuta

 

  • Filtros mentais
    • selecionam automaticamente a informações dentre aquelas que estamos expostos;
    • classificam, organizam e priorizam ou descartam informações;
    • desenvolvem-se com o tempo a partir da experiência acadêmica e profissional;
    • influenciam a forma de ver o mundo, o que pode atrapalhar o entendimento correto;
    • podem provocar reações emocionais sob certas palavras ou assuntos (gatilhos);
    • ideias e convicções podem impedir que ouçamos de forma aberta e não tendenciosa;
    • desenvolvem uma tendência a refutação que foca nos pontos divergentes das ideias;
  • Multitarefas
    • prejudica-se a compreensão quando tenta-se fazer outra coisa além de ouvir;
    • concentre-se unicamente no falante;
    • a boa escuta depende de fazer a pessoa se sentir a única da sala;
  • Distração com o modo de falar do orador
    • nunca aceitar uma fala inaudível (murmuro ou muito baixo);
    • se não entender, peça uma explicação;
    • não finja que escutou, escute para entender;
    • concentre-se no conteúdo parafraseando mentalmente o que está sendo dito;
  • Excesso de informações
    • seja seletivo com o que anotar;
    • se for uma aprendizagem, foque em entender o quadro geral;
    • se for para tomar uma ação, foque em entender os detalhes;
    • avalie usar um método de anotação, como o Cornell ou Mapa Mental;
  • Reação inadequada
    • não pense apenas em si mesmo, ou seja, não introduza a sua história no meio;
    • não critique se não for extremamente necessário, ainda que de forma sutil;
    • não dê conselhos não solicitados que frustrem o falante;
    • não dê atenção apenas aos fatos e não interrompa com perguntas menores;
      • isso desconcentra a emoção ou continuidade do falante;
      • entenda as emoções do falante;
    • Reações adequadas
      • parafrasear o conteúdo e as emoções;
      • refletir as emoções do falante;

Respostas verbais e não-verbais

 

  • Entender o seu papel ao escutar
    • sempre apoiar o falante;
    • esclareça o seu papel no início da conversa (apenas ouvir, analisar algo);
    • seja o ouvinte que o faltante gostaria de que você fosse;
    • Perfil de Valorização da Lógica
      • usar o raciocínio de causa e efeito;
      • dar atenção aos efeitos que podem causar maior impacto;
      • pode ser inconveniente emitir julgamentos durante a escuta;
    • Perfil de Valorização da Apreciação
      • ouvir com compaixão, manter a harmonia, analisar efeito das decisões;
      • pode perder informações críticas ao priorizar as emoções;
  • Os sinais não verbais
    • sinais emocionais contém informação significativa da conversa;
  • Respeito ao silêncio
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  • Paráfrase
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  • Como imitar os sinais não verbais
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