Noções gerais de administração
Planejamento organizacional
- Visão sistêmica (impacto no ambiente das organizações);
- A visão sistêmica é global, abrangente, sintética, foca num objetivo e no sistema. Afirma que as partes são interdependentes, inter-relacionadas e que os sistemas existem dentro dos sistemas e não há como separar. Prega o oposto da abordagem clássica;
- Administração estratégica → gestão integrada e flexível para planejar, implementar e controlar (acompanhar e avaliar).
Planejamento estratégico
- Planejamento estratégico → orientação ambiental (externa), incerteza e imprevisibilidade
- Conceito
- define os objetivos estratégicos (maiores riscos e menor flexibilidade);
- com foco no longo prazo (futuro);
- para atender a toda organização (compreensivo e consensual), sendo global e abrangente;
- a partir da missão, valores, objetivos organizacionais, análise externa, análise interna e estratégias;
- é insuficiente de forma isolada, depende do planejamento tático e operacional;
- Intenções estratégicas → direciona, delimita e orienta decisões (hoje → missão → visão);
- Missão → razão de ser
- escopo do negócio, propósito, atemporal e pouco mutável;
- individualiza e personifica o negócio;
- compromisso da organização com a qualidade almejada;
- permite o alcance da visão;
- Visão → ápice do desenvolvimento
- objetivos de longo prazo (claros, ousados e possíveis);
- limites a serem alcançados enxergados pelos stakeholders;
- forma a ser reconhecida, temporal e mutável;
- quantificativa;
- Valores → intangíveis e subjetivos
- princípios e questões éticas que devem ser respeitadas e consolidadas;
- direcionam as atitudes, comportamentos e caráter que representam a cultura da empresa;
- entregam valor por meio dos resultados estratégicos, motivação e alto desempenho;
- Missão → razão de ser
- Conceito
- Conceitos derivados do modelo de estratégia competitiva (de Harvard) → ser melhor que a concorrência a partir das expectativas da sociedade (modelo inicial, voltado a indústria);
- Análise externa (ambiental) → oportunidades e ameaças (incontroláveis);
- Macroambiente → variáveis que interferem de forma geral a todas as organizações;
- variáveis políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais, legais (PESTAL) e demográficas;
- Microambiente (ambiente da tarefa) → variáveis diretamente ligadas ao negócio;
- fornecedores, clientes do serviço, concorrentes, entidades de classe, sindicatos, órgãos cujas metas são comparadas;
- Análise das 5 forças de Porter → análise da estrutura do mercado e a posição da empresa no mercado por meio de ameaças do ambiente externo a empresa;
- ameaça de novos entrantes (concorrentes) → contenção por barreiras legais, tecnológicas, financeiras;
- ameaça de produtos substitutos → evitar produtos susceptíveis a substituição;
- ameaça do poder de barganha do fornecedor → evitar fornecedor exclusivo e realizar grandes compras;
- ameaça do poder de barganha do cliente → evitar cliente exclusivo;
- ameaça da intensidade da rivalidade → avaliar histórico da agressividade da concorrência do mercado;
- Macroambiente → variáveis que interferem de forma geral a todas as organizações;
- Análise interna (organizacional) → pontos fortes (competências) e pontos fracos (deficiências) da organização em relação a concorrência;
- análise das condições estruturais da organização → recursos financeiros, tecnológicos e humanos;
- análise do nível de qualidade, absenteísmo (faltas, ausências e atrasos), motivacional;
- análise das atividades primárias e secundárias (cadeia de valor);
- análise dos valores pessoais → ética, sustentabilidade, etc;
- Análise externa (ambiental) → oportunidades e ameaças (incontroláveis);
- Modelo de Djalma Oliveira (ver mais…)
- Diagnóstico estratégico
- Grandes questões estratégicas → visão, valores, macroestratégias (grandes ações) e macropolíticas (grandes orientações);
- Análise externa, interna e de concorrentes;
- Amplitude e da abordagem dos negócios → missão, propósitos atuais e potenciais, cenários e posturas estratégicas;
- Ações e resultados estratégicos → objetivo, objetivo funcional, desafios, metas, estratégias e políticas;
- Aplicação das decisões estratégicas → projetos, planos de ação, programas, estrutura organizacional, qualidade total, capacitação e avaliação de desempenho.
- Controle e avaliação → indicadores de desempenho, plano de melhoria contínua;
- Diagnóstico estratégico
- Construção de cenários → alternativas futuras (evento pessimista, evento otimista e tendência); não se baseiam na realidade da organização, não estabelece valores;
- Abordagem projetiva → o presente determina o futuro;
- Abordagem prospectivo → o futuro determina o presente; qualitativo, opcionalmente quantificado, conhecido ou subjetivo;
- Técnicas de construção de cenários
- Brainstorm;
- Delphi → processo de refinamento de cenários a partir da consulta a especialistas;
- Lógica intuitiva;
- Sistemas probabilísticos;
- Postura estratégica
- Matriz GUT (Gravidade x Urgência x Tendência)
- método de priorização de problemas qualitativos para apoio a quantificação e dimensionamento a fim selecioná-los para a matriz SWOT;
- Matriz SWOT → relaciona a análise externa (oportunidades e ameaças) com a análise interna (pontos fracos e pontos fortes) a fim de identificar a estratégia apropriada (a postura estratégica);
- Ameaças e pontos fracos → estratégia reativa;
- Ameaças e pontos fortes → estratégia defensiva;
- Oportunidades e pontos fracos → estratégia analítica;
- Oportunidades e pontos fortes → estratégia prospectiva;
- Matriz de Ansoff → produto-mercado, produto-missão ou carteira-competitiva (estratégias correlatas);
- Produto atual e mercado atual → penetração de mercado;
- Produto atual e novo mercado → diversificação de mercados;
- Novo produto e mercado atual → diversificação de produtos;
- Novo produto e novo mercado → diversificação pura;
- Matriz estratégica genérica de Porter → Alvo estratégico por Vantagem estratégica;
- Toda a indústria (AE) e Unidade observada pelo cliente (VE) → diferenciação (produto exclusivo);
- Toda a indústria (AE) e Posição de baixo custo (VE) → liderança no custo total (com qualidade);
- Apenas um segmento (AE) e Unidade observada pelo cliente (VE) → enfoque na diferenciação;
- Apenas um segmento (AE) e Posição de baixo custo (VE) → enfoque na liderança do custo;
- Matriz GUT (Gravidade x Urgência x Tendência)
- Estratégia
- Formulação da estratégia de ação (Mintzberg) → a arte do general;
- Plano → estratégia baseada em plano de ação, a partir do direcionamento para alcance de objetivos;
- Padrão → estratégia baseada na formulação de uma consistência (padrão) de comportamento;
- Posição → estratégia baseada na posição de mercado;
- Perspectiva → estratégia baseada em determinada visão para análise das incertezas;
- Estratagema → estratégia baseada em manobra, truque, farsa;
- Níveis de estratégia
- Estratégia corporativa → define o negócio “onde competir”;
- Estratégia empresarial → define a estratégia de competição “como competir”;
- Estratégia funcional → define as formas de atuação “o que fazer”;
- Classificação da estratégia (Miles e Snow)
- Estratégia cooperativa
- Ajuste → acordo sem o compartilhamento de recursos;
- Cooptação → cooptação de líderes ou representantes de outra organização;
- Coalização → união de empresas para cooperação;
- Estratégia competitiva
- Defensiva → manutenção da estrutura atual; há vulnerabilidades (mantém os mercados atuais);
- Prospectiva → alavancagem, desenvolvimento, ofensivamente as oportunidades (procura novos mercados);
- Analítica → crescimento com restrições, melhorias (tenta determinado mercado);
- Reativa → problemas, sobrevivência, saída-reativa;
- Estratégia cooperativa
- Classificação da estratégia (Samuel Certo)
- Estabilidade → permanência no mercado e manutenção de produtos e serviços;
- Crescimento → aprimoramento de oportunidades;
- Redução de despesas → redução de desperdícios;
- Classificação da estratégia (Chandler, Miller e Friesen) → estratégia integrativa realizada a partir de ciclos;
- Estabilidade → adequada;
- Crise → transformação, mudança de configuração, adaptativa;
- Renovação → destruir ou aprimorar para o desenvolvimento;
- Implementação das estratégias (Mintzberg)
- estratégias deliberadas → planejadas, intencionais e pretendidas;
- estratégicas emergentes → não planejadas;
- estratégia implementada → realização das estratégias deliberadas e emergentes;
- Formulação da estratégia de ação (Mintzberg) → a arte do general;
Planejamento Tático
- Planejamento tático → articulação interna
- Conceito
- foco no médio prazo e na unidade, setor ou departamento de forma funcional (financeiro, recursos humanos, etc);
- para a utilização eficiente dos recursos e otimização de resultados;
- por meio da definição de políticas;
- Conceito
Planejamento Operacional
- Planejamento operacional → orientação interna, certeza e regularidade
- Conceito
- especifica objetivos operacionais (menores riscos e maior flexibilidade);
- com foco no curto prazo (presente);
- para orientar os indivíduos;
- por meio da formalização das metodologias de desenvolvimento, operações, atividade, tarefas, procedimentos, orçamentos, programas, regras e regulamentos;
- em busca de resultados específicos;
- Planos operacionais
- Procedimentos → detalhamento de tarefas e operações;
- Orçamentos → quantificam o custo;
- Programas → dimensionam a programação (tarefas e atividades), cronogramas, rede PERT e CPM;
- Regras e regulamentos → modelam os comportamentos das pessoas;
- Conceito
Balanced ScoreCard – BSC
- Conceito → metodologia e ferramenta de gestão estratégica (Kaplan e Norton);
- Instrumento de acompanhamento da implementação da estratégia e dos objetivos estratégicos previstos no planejamento estratégico a partir da medição por indicadores de desempenho;
- Perspectiva financeira e dos aspectos não-financeiros (clientes, processos internos e aprendizagem) que a impactam (relação de causa e efeito);
- Permite o alinhamento entre as metas setoriais (táticas) e pessoais (operacionais) as metas estratégicas de longo prazo;
- Desdobra a visão e a estratégia da organização em um conjunto integrado de objetivos, indicadores, metas e iniciativas (ações estratégicas) agrupados por perspectiva financeira, clientes, processos internos do negócio e aprendizado e crescimento e consolidados no mapa estratégico;
- sendo instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional;
- Componentes → para cada perspectiva;
- temas estratégicos → agrupamento de objetivos estratégicos correlatos;
- objetivos → descrevem a criação de valor em cada tema; organizados em mapas estratégicos por meio de relação causa e efeito;
- indicadores → medem o alcance (estado real) de cada objetivo por meio do desempenho ou resultado;
- metas → marcos de alcance dos objetivos exigidos pela estratégia;
- iniciativas (ações estratégicas) → plano de ação (programas e projetos) para alcance dos objetivos;
- Perspectivas (dimensões) → podem ser customizadas (sociedade, processos internos e recursos);
- financeira → cria valor aos acionistas;
- descreve os resultados tangíveis da estratégia em termos financeiros tradicionais;
- cria valor continuado e resultados tangíveis para as partes interessadas;
- crescimento da margem de lucro, menor custo total, ganho de mercado, crescimento de dividendos, etc;
- ↑ clientes → cria valor aos clientes;
- define a proposição de valor (qualidade, pontualidade, etc) para os clientes alvo;
- produto de qualidade, lucratividade do cliente, etc;
- captação, retenção e satisfação do cliente;
- ↑ processos internos do negócio → tornar excelente os processos;
- identificar os processos críticos que se espera exerçam o maior impacto sobre a estratégia;
- processos que geram valor aos clientes (inovação, programa eficaz de vendas, canal de relacionamento);
- tudo que favorece a produtividade (equipamentos e manutenção eficiente, etc);
- disponibiliza informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão;
- ↑ aprendizado e inovação → crescer e melhorar (conhecimento e expertise);
- cria valor ao aprimorar os processos internos (retenção, satisfação, alinhamento e produtividade dos funcionários);
- por meio de intangíveis (pessoas, clima, envolvimento organizacional, cultura do desempenho e tecnologia);
- define os ativos intangíveis da organização:
- os cargos (capital humano);
- os sistemas (capital de informação);
- tipo de clima (capital organizacional);
- financeira → cria valor aos acionistas;
- Fatores críticos de sucesso → são definidos para cada perspectiva;
- condições essenciais para o alcance dos objetivos estratégicos;
- atividades chave para alcance da visão;
- Mapa estratégico → instrumentos de representação do Balanced ScoreCard (perspectivas e componentes);
- apresentar os objetivos estratégicos e os distribui nas perspectivas;
- demonstrando um relacionamento estreito de causa e efeito;
- interliga a estratégia aos ativos intangíveis que criam valor;
- descreve o processo de transformação de ativos intangíveis em resultados tangíveis para os clientes (financeiros);
- Processos de criação de valor → inovações são criadas a partir de projetos que contribuem para a melhoria dos processos;
- Ativos tangíveis (modelo antigo) → moeda financeira (contabilidade tradicional, balanços);
- Cadeias de valor → relação linear de ação (matéria-prima, manufatura, entrega de produtos);
- Ativos intangíveis → moeda intelectual;
- Redes de valor → baseada no conhecimento (fluxo valor de benefícios intangíveis, do conhecimento, retornos interdependentes);
- Categorias
- Capital humano → habilidade, conhecimento e comprometimento dos colaboradores;
- Capital da informação → banco de dados, sistema de informação, redes e infra-estrutura e tecnologia;
- Capital organizacional → cultura, liderança, alinhamento dos colaboradores, trabalho em equipe, gestão do conhecimento, patentes, direitos autorais e processos de trabalho;
- Geração de valor no desenvolvimento de ativos intangíveis
- Competências (habilidades e atitudes) da força de trabalho;
- TI como apoio a força de trabalho;
- Relacionamento com clientes e fornecedores;
- Clima organizacional (promove a inovação);
- Aprendizagem organizacional (Senge)
- Disciplinas
- Domínio pessoal → aspiração;
- Mudanças de modelos mentais → reflexão e questionamentos;
- Visão compartilhada → disciplina coletiva e objetivos comuns;
- Aprendizagem de equipes → integração grupal;
- Raciocínio sistêmico → aprendizagem e visão global;
- Ciclo
- Vivência → atividade;
- Relato → compartilhamento;
- Processamento → análise da experiência vivida;
- Generalizações → inferência de princípios;
- Aplicação → incorporação ao comportamento;
- Etapas
- Conhecimento → Criatividade → Inovação;
- Nova empresa, produto, serviço, processo ou método de produção;
- Disciplinas
- Capital intelectual (Sveiby) → intangível e invisível
- Ativos de estrutura externa (capital externo) → relação com clientes e fornecedores;
- Ativos de estrutura interna (capital interno) → conceitos, modelos, patentes, sistemas administrativos e informacionais;
- Ativos de competência de pessoas (capital humano) → educação, experiência, valores e habilidade;
- Criação de valor do conhecimento (Hubert Saint-Onge)
- Aprendizagem individual
- Capital humano → focaliza as equipes para os clientes;
- Alavanca a aprendizagem na organização;
- Aprendizagem em equipes;
- Capital estrutural → desenvolve base de dados para os clientes;
- Constrói modelos de lucratividade para os clientes;
- Aprendizagem organizacional
- Capital de clientes → define segmentos de ação;
- Pesquisa as preferências dos clientes;
- Aprendizagem envolvendo o cliente
- Capital dos acionistas;
- Aprendizagem individual
- Criação de valor para o cliente
- Transações
- Soluções de produtos ou serviços
- Soluções em negócios
- Parcerias
- Ativos tangíveis (modelo antigo) → moeda financeira (contabilidade tradicional, balanços);
Indicadores de gestão
- Conceito
- acompanhamento dos objetivos estratégicos (foco em áreas e processos estratégicos);
- apoiam a tomada de decisão para o alcance dos objetivos;
- geram proposições que agregam valor a partir da análise das informações do presente em relação ao passado para o alcance dos objetivos;
- Componentes
- Medida → grandeza qualitativa ou quantitativa (percentual, km/h, etc) para a classificação de características de produtos, processos e sistemas;
- Fórmula → equação matemática que especifica a forma do cálculo;
- Índice → resultado da fórmula em determinado momento (valor do indicador);
- Meta → índice a ser alcançado para determinado objetivo e prazo;
- Padrão de comparação → maior é melhor (↑), menor é melhor (↓);
- Critérios para criação de indicadores
- Seletividade e importância → indicador que decorre da medição dos objetivos estratégicos, ações, produtos ou impactos esperados;
- Simplicidade, clareza, inteligibilidade e comunicabilidade → indicador com mensagem e significado compressível;
- Comparabilidade → indicador comparável com série interna, externa e histórica;
- Representatividade e confiabilidade → indicador que refere-se a etapa crítica do processo, de forma precisa e de fonte segura;
- Investigativo → indicador cujos dados são de fácil análise;
- Estabilidade → indicador cujos dados são gerados de forma sistemática e constante a afim de permitir análises históricas;
- Custo-efetividade → indicador factível e economicamente viável.
- Classificação dos indicadores
- Indicadores de produtividade → medem a eficiência na aplicação dos recursos;
- Indicadores de qualidade → aperfeiçoam processos e expressam a eficácia na obtenção da conformidade do produto e do processo;
- Indicadores de desempenho → …;
- Dimensões
- Dimensões de esforço → leva ao resultado;
- Economicidade → a melhor forma, com menor custo, de obtenção dos insumos e recursos;
- Excelência → melhoria dos processos;
- Execução → realização dos processos e projetos;
- Dimensões do resultado
- Eficácia → relação entre os objetivos/metas e os resultados;
- ser eficaz é quando resultados atingiram os objetivos/metas;
- está relacionada com a qualidade;
- Eficiência → relação entre os insumos/recursos e os resultados;
- ser eficiência é quando os resultados foram atingidos com menor custo e maior produtividade;
- representa a melhor forma (maneira) de executar determinado caminho;
- está relacionada com o custo/tempo;
- Efetividade → relação entre os resultados e o impacto de fato;
- ser efetivo é quando o objetivos formulados alcançaram os resultados pretendidos;
- representa a avaliação do objetivo no alcance dos resultados (utilizar o melhor caminho);
- Eficácia → relação entre os objetivos/metas e os resultados;
- Dimensões de esforço → leva ao resultado;
Gestão por competências
- …
Moderna gestão de pessoas
- Evolução da área de gestão de pessoas (acompanhou a evolução das organizações)
- Departamento de pessoal (de 1900 até 1950) → modelo mecânico, centralizado ou burocrático
- Relação autoridade (comando) → submissão (controle);
- Administração de pessoal, visão no presente, foco tradicional, mecanicista, homem-máquina, burocracia (descrição de cargo), questões legais, sem mudanças;
- Departamento de recursos humanos (de 1950 até 1985) → modelo participativo ou modelo comportamental
- Pessoas como recursos, com treinamento para desenvolver habilidades, a todos de forma similar;
- Gestão do comportamento humano, motivação, liderança, liderança participativa, persuadir, nova teoria do comportamento organizacional, administração participativa;
- Departamento de gestão de pessoas (de 1985 até hoje) → modelo orgânico, adaptativo ou adhocrático
- Pessoas como talentos, com treinamento para desenvolver talentos, suas diferenças;
- Gestão estratégica, competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), efetividade, visão de futuro (plano de carreira, preparar sucessores), inovação, desenvolvimento individuais, foco em resultado (inclusive como forma compensatória $$), orientação multifuncional, integração e organização horizontal (não hierárquica), programas de qualidade de vida, agregar valor social, estruturação em rede;
- Capital humano → construção de talentos que agregam valor;
- Capital social → foco nas experiências e relacionamentos informais de indivíduos;
- Capital intelectual → ativos intangíveis (vontade, querer, conhecimento, habilidade, prática, expertise, lealdade);
- Departamento de pessoal (de 1900 até 1950) → modelo mecânico, centralizado ou burocrático
Administração de processos organizacionais
- Liderança
- Teoria do traços
- Teoria comportamental → tarefas (produção, tarefas) e pessoas (Robert Blake e Mouton – grade gerencial, grid);
- ↑tarefas e ↑pessoas → líder participativo
- ↑tarefas e ↓pessoas → líder diretivo, autoritário
- ↓tarefas e ↑pessoas → líder relacionado (equipe detém proatividade sobre a produção)
- ↓tarefas e ↓pessoas → líder pobre (equipe madura nos dois aspectos)
- Teoria contingencial (situacional) → o líder assume qualquer papel da teoria comportamental a depender da organização ou da equipe (maturidade no trabalho e maturidade psicológica);
- Comunicação
- Estrutura em rede (comunicação entre pessoas) → parceria, colaboração;
- Estrela → mais rápida, pessoas interligadas por caminho único;
- Hierarquia → promove ruído na passagem da informação;
- Multi-caminhos → a informação pode seguir caminhos mais longos, e não seguir o caminho mais rápido;
- Estrutura em rede (comunicação entre pessoas) → parceria, colaboração;
- Tomada de decisão;
- Motivação (motivo para a ação, para a produção);
- Valores endógenos → a motivação tem foco no reconhecimento (estima) e realização (desenvolvimento);
- Valores exógenos → não levam a motivação (salário, segurança)
- Teorias
- Teoria do conteúdo (Maslow, Mcqueen);
- Teoria de Maslow
- primários → fisiológicas, segurança, social
- secundários → autoestima/reconhecimento, autorealização/desenvolvimento
- Teoria dos dois fatores (Herzberg) → fator insatisfação e fator satisfação
- higiênicos → fisiológicas, segurança, social (aumento ou diminuição da insatisfação)
- motivadores → atividades desafiadoras e estimulantes, reconhecimento, desenvolvimento (aumento ou diminuição da satisfação)
- Teoria de Maslow
- Teoria do processo (equidade, objetivos, Brown);
- Teoria ambiental;
- Teoria do conteúdo (Maslow, Mcqueen);
- Tipos
- Interna (intrínseca)
- Externa (provocada pelo líder)
- Comprometimento do empregado;
Reinaldo Gil Lima de Carvalho