Liderança e Gestão

 

Estilos de gerentes

Gerenciar quem nos gerenciar é um passo importante para termos sucesso.

  • Identificar o estilo de gerenciamento da unidade
    • a forma do uso da autoridade;
    • a forma de relacionamento;
    • a forma de comunicação;
    • a forma de acompanhamento da unidade;
      • relatório semanal ou informação diária;
      • reuniões periódicas ou quando necessário;
    • se há incentivo ou valorização as contribuições das pessoas;
  • Gerentes autoritários
    • Características
      • Dão ordens;
      • Tomam todas as decisões;
      • Quase não há discussão;
    • Estratégias
      • Saber escolher as batalhas (não comprar qualquer discussão);
      • Prever as necessidades;
  • Gerentes liberais
    • Características
      • Quase não há comunicação;
      • Acreditam que as pessoas sabem o que tem que fazer sem receber ordens;
    • Estratégias
      • Fazer perguntas;
      • Mantê-lo informado;
      • Saber gerenciar seu próprio desempenho;
      • Estregar sua autoavaliação várias semanas antes da data prevista;
  • Gerentes burocráticos
    • Características
      • Controlam todas as decisões;
      • Faz tudo conforme as regras;
      • Foca em estrutura, sistemas e normas;
    • Estratégias
      • Aprender as regras e seguir o protocolo;
  • Gerentes consultivos
    • Características
      • Valorizam as opiniões;
      • Reconhecem as contribuições das pessoas;
    • Estratégias
      • Apresentar ideias;
  • Reflexões
    • diga o que está pensando ou sentindo de forma sincera e respeitosa;
    • quanto mais conversar mais fácil ficará;
    • experimentar eventualmente obter o controle da reunião;
  • Construa relacionamentos;
    • demonstre confiança
      • coloque-se de igual para igual no diálogo;
      • demonstrar que sabe lidar com qualquer desafio;
    • seja consistente
      • demonstrar resultados regularmente;
      • atender e superar expectativas;
      • interagir com todos, inclusive com pessoas difíceis;
    • defender sua opinião
      • descordar da opinião do chefe se houver argumentos que a sustentem;
    • admitir quando estiver errado
      • assuma o erro o mais breve possível quando percebê-lo;
      • demonstra autoconsciência — uma qualidade admirável;
  • Erros de relacionamento
    • não confundir o chefe com um amigo — tratá-lo com o devido respeito;
    • não recorra ao chefe do seu chefe — resolva suas divergência com diálogo com ele;
    • não minta para seu chefe — nem sempre as coisas acontecem como planejado;
    • não traia a confiança do seu chefe — guarde as informações que compartilham;

 

A politicagem no trabalho

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Como contar vantagem

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