Introdução à Gestão
- Liderança e gestão estão interligados
- Liderança promove mudanças e crescimento por meio do foco na melhoria continua
- Gestão gera ordem e consistência e criar um ambiente estável e consistente
- Liderança usa abordagem estratégica e visionária (molda a cultura, inspira pessoas, semeando novos líderes);
- Gestão usa abordagem tática e prática (reuniões, delegações de tarefas e orientação a colaboradores);
- Liderança foca no futuro para criar a organização do amanhã;
- Gestão foca no presente para garantir o sucesso atual da organização;
- Papel do gestor
- Tomada de decisões
- Conclusão de projetos com alta qualidade
- Motivação dos colaboradores
- Cumprimento de políticas e procedimentos
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- Funções do gestor
- Produzir os resultados e atingir os objetivos da organização por meio de projetos e tarefas;
- Administrar sistemas, políticas e procedimentos com foco na eficiência da organização;
- Promove mudanças, ideias e soluções para inovar o futuro da organização;
- Mediar os colaboradores em conflito ao intermediar suas tensões;
- Criar cultura de ambiente de trabalho apoiador e valorização dos colaboradores;
- Funções do gestor
As funções podem entrar em conflito, como em políticas contra inovações, mudanças contra culturas, sendo necessário equilíbrio.
- Dimensões das habilidades
- Gestão de desempenho
- Gestão de pessoas
- Gestão de negócios
- Foco em motivar os colaboradores
- grande impacto nos resultados
- menos demissões e afastamentos
- redução de custos
- tratam melhor os clientes
- maiores inovações
- mais autonomia e independência
- Competências de gestão
- Perspectiva da Organização para suas Metas
- Gestão de projetos
- Gestão de tempo
- Gestão de recursos
- Comunicação
- Tomada de decisões
- Habilidades das pessoas
- Gestão de desempenho
- Perspectiva dos Colaboradores em suas necessidades
- Comunicação
- Habilidades das pessoas
- Gestão de desempenho
- Treinamento e coaching
- Justiça e ética
- Perspectiva da Organização para suas Metas
- Estilos do Gestor
- Diretor – “Faça o que eu digo”;
- controlam as decisões;
- microgestor;
- baixo nível de relacionamento, porém cordial;
- útil com colaboradores de baixa capacidade e iniciativa;
- Consultor – “Valorizo sua opinião”;
- controla as decisões com a consulta de opiniões;
- médio nível de relacionamento;
- útil com colaboradores que não ligam sozinhos com tarefas complexas;
- Criar de consenso (democrático) – “O que você acha?”;
- consulta a opinião de todos as partes;
- decisões demoradas ou o melhor caminho é ignorado em favor da maioria;
- Instrutor – “Como posso te ajudar?”;
- oferecem treinamentos e incentivos;
- alto nível de relacionamento com atividades sociais e em equipe;
- útil para pessoas com desempenho médio a alto;
- pode ter conflitos com colaboradores de baixo desempenho ou difíceis de lidar;
- Visionário – “Faça o que eu faço”;
- grande visão e pensamento estratégico;
- inspiram e persuadem;
- médio nível de relacionamento;
- tem dificuldades com habilidades táticas;
- útil para colaboradores independentes;
- Delegador – “Você consegue fazer isso”;
- entrega o controle a equipe;
- baixo nível de relacionamento;
- útil para colaboradores de alto desempenho;
- Narcisista – “Você consegue fazer isso”;
- mantém o controle com muito diretivo e pouco decisório;
- baixo nível de relacionamento, somente em troca de favores ou ajuda;
- egocêntricos e governam com punições e retaliações;
- os colaboradores tem medo, não tem voz ativa nem podem buscar ajuda;
- Diretor – “Faça o que eu digo”;
Exceto pelo Narcisista, todos são estilos úteis e com eficácia para a situação. É importante que o gestor adapte seu estilo predominante a cada situação. Escolher o melhor estilo aumentará a produtividade e motivação dos colaboradores. Colaboradores novos precisam de mais direção, posteriormente precisam ser envolver em tomadas de decisões como forma de crescimento e desenvolvimento, após delegue a tomada de decisões de baixo risco, nesse momento pode-se usar os estilos de “criador de consenso” e “instrutor”. Quando eles estiverem capacitadores, delegue várias coisas a eles, com mais autonomia para tomada de decisões, projetos mais complexos. Se quiser, reduza a criação de relacionamentos, pois já há confiança e respeito, mas mantenha o incentivo e reconhecimento, use os estilos “visionário” e “delegador”. O objetivo é aproveitar ao máximo o potencial das pessoas.