Introdução ao H5P

O H5P é um projeto de código aberto que fornece tipos de conteúdo interativos, normalmente utilizados para fins educacionais, porém também úteis para marketing e comunicação social, que podem ser utilizados em qualquer dos CMSs suportados, como Moodle, Drupal e WordPress, ou diretamente do site do H5P.org para fins experimentais.

CONTEÚDOS INTERATIVOS

Atualmente há mais de 40 tipos de conteúdo, tais como questões de múltipla escolha, questões de verdadeiro ou falso, cartões estilo Anki, preenchimento de lacunas, jogo da memória, caça palavras, gráficos de barra ou de pizza. Também é possível agrupar vários tipos de conteúdo em uma página por meio do tipo de conteúdo Coluna.

Destaca-se o tipo de conteúdo Vídeo interativo que fornece recursos para a visualização de vídeos, como a criação de marcadores para identificar seções importantes do vídeo, bem como permite a inserção de questões no meio do vídeo. Ele pode ser configurado para que o vídeo aguarde que o estudante responda a questão, continuando em seguida. O arquivo de vídeo não é modificado, apenas uma camada de controle é adicionada sobre ele, assim como também é possível utilizar um conteúdo existente no YouTube.

EXPERIMENTE O H5P

Para experimentar os tipos de conteúdo H5P, crie uma conta no site H5P por meio do link Create free account. Após, acesse pelo link My account e depois em Try out H5P. Escolha um dos tipos de conteúdo e preencha as informações solicitadas.

Após preparar seu conteúdo, use a opção Reuse para baixar o arquivo .h5p do site e carregá-lo em qualquer plataforma compatível. No Moodle, adicione uma atividade do tipo Rótulo ou Página e envie o arquivo por meio do botão H5P da barra de ferramentas do campo de texto.

Assim é possível apresentar um conteúdo H5P de forma nativa no Moodle, porém caso se queira contabilizar notas (de alguns recursos que tem esta possibilidade), é necessária a instalação do plugin Interactive Content – H5P. Use essas notas em turmas leigas de programação, pois pessoas experientes podem obter as respostas corretas do código da página ou do arquivo .h5p.

Verifique neste link a compatibilidade dos tipos de conteúdo com leitores de tela, opte por conteúdo com acessibilidade.

Conheça mais lendo o meu livro sobre Moodle, é gratuito. Se for empresa, contrate uma capacitação.

Reinaldo Gil Lima de Carvalho é Analista Judiciário do TRT 8ª Região,
consultor do Debian GNU/Linux e organizador compulsivo do conhecimento.

 

%d blogueiros gostam disto: