Início > Gestão de Pessoas > Liderança: comportamentos eficazes

Liderança: comportamentos eficazes

 

A literatura sobre liderança foi construída a partir da análise de diversos líderes, ou os líderes nascem a partir da literatura sobre liderança? Esta reflexão me fez crer na existência de indivíduos que desenvolveram características de liderança de forma espontânea e na existência de líderes decorrentes de formação oriunda da análise comportamental daqueles.

A espontaneidade em questão não é necessariamente consequência de um eventual dom de liderança. Diversos fatores na formação do indivíduo podem nortear o desenvolvimento espontâneo da habilidade de liderar, como as experiências de vida, exposição ao pensamento filosófico, etc.

Empiricamente não observo distinção entre os resultados da aplicação da habilidade de liderar. Indiferente é, ao meu ver, a forma que esta habilidade foi adquirida. O que suscita uma reflexão subsequente sobre a formação em liderança. Identifico que diversas características atribuída a liderança, são decorrentes de estudos de comportamentos que mostraram-se eficazes na obtenção de resultados, e desta forma atribuídos ao conceito moderno de liderança. Assim, percebo a liderança como um conjunto de características comportamentais eficazes para influenciar pessoas a atingir um resultado.



 

Reinaldo Gil Lima de Carvalho

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s