Liderança: comportamentos eficazes, eficientes e efetivos
A literatura sobre liderança foi construída a partir da análise de diversos líderes ou o perfil de liderança nasce a partir da literatura sobre liderança? É possível que existam indivíduos que desenvolveram as características de liderança de forma derivada de outros conhecimentos e aqueles que obtiveram formação específica em liderança, proveniente da análise comportamental de líderes.
Mas o que há em comum? Líderes tem características que levam suas equipes a alcançar a eficácia, eficiência, efetividade no trabalho cotidiano, porém, ao mesmo tempo, conseguem sustentar um bom clima organizacional e manter as pessoas motivadas por um período significativo.
A formação espontânea
A espontaneidade em questão não é necessariamente consequência de um eventual dom de liderança. Diversos fatores na formação do indivíduo podem contribuir para o desenvolvimento da habilidade de liderar, como as experiências de vida, conhecer o método científico, a exposição ao pensamento filosófico, empatia individual do ser, etc. A liderança pode ser desenvolvida de forma indireta pela soma de conhecimentos.
A formação específica
Esta habilidade também pode ser adquirida com a formação específica em liderança, embora seja mais difícil para aqueles que não detém princípios essenciais à liderança, como a verdade e a empatia. É muito difícil desenvolver líderes que não enraizaram princípios na idade apropriada.
Os Princípios
Roussea disse: “o homem nasce bom, e a sociedade o corrompe”, eu digo: “alguns humanos nascem bons e podem ser corrompidos pela sociedade, outros humanos nascem maus e podem ser corrigidos pela educação” ou ainda “alguns humanos nascem bons e podem ser corrompidos por aqueles que nasceram maus e não foram educados”. Incluo no conceito de educação a formação dos princípios, bem como o aprendizado proveniente da convivência com pessoas que tenham tais princípios.
Comportamentos eficazes
Identifico que diversas características atribuídas ao conceito de liderança são decorrentes de estudos de comportamentos que mostraram-se eficazes, eficientes e efetivos na obtenção de resultados. Assim, percebo a liderança como um conjunto de características comportamentais eficazes para influenciar pessoas a atingir um resultado.
Eficaz, eficiente e efetivo
Eficaz → atingir o objetivo de um plano* (concluir, ainda que não seja da melhor forma);
Eficiente → atingir o objetivo de um plano* da melhor forma (concluir melhor, seja com menor custo, menor prazo ou melhor qualidade);
Efetividade → encontrar o melhor plano e atingir seu objetivo da melhor forma (encontrar outra maneira melhor de fazer algo que já é eficiente);
* projeto, demanda ou serviço, por exemplo.